Zona Norte

Ponte da Vila Maria é liberada depois de 5 meses de obra

Após obras iniciadas em 31 de maio, a Ponte Jânio Quadros (Vila Maria), finalmente liberou o tráfego para todos os tipos de veículos na pista sentido centro-bairro. Segundo a Prefeitura, o motivo da reforma foi que quatro vigas de sustentação do viaduto foram danificas devido a sucessivas colisões de caminhões que não respeitavam o limite de altura permitido.

O laudo que mostrou o problema nas vigas foi elaborado pela empresa “Bureau Veritas do Brasil Sociedade Classificadora e Certificadora Ltda.” a pedido da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

Para a recuperação das quatro vigas foi necessária a remoção da camada de concreto danificada pelos caminhões, instalação de armaduras de reforço nas vigas e aplicação de nova camada de concreto.

As obras emergenciais ficaram sob a responsabilidade da SIURB e foram executados pela empresa Concrejato Serviços de Engenharia S/A. O valor estimado das obras é de R$ 3 milhões, por se tratar de uma ação emergencial o orçamento está sendo finalizado.

Na Zona Norte outras pontes já tiveram obras emergenciais concluídas, como é o caso dos viadutos Casa Verde, Freguesia do Ó e Dutra (trecho Norte), além do viaduto da Marginal de Pinheiros, este último localizado na Zona Oeste.

Também estão sendo executadas obras emergenciais na Ponte Jaguaré (Zona Oeste), Viaduto Miguel Mofarrej (Zona Oeste) e no Viaduto Alcântara Machado (Zona Leste). A da Ponte Cidade Jardim (Zona Sul) encontra-se em fase de elaboração do projeto executivo.

Em março deste ano o Ministério Público pediu para que fosse interditado imediatamente 14 dos 16 viadutos de São Paulo. Na ocasião, o juiz Otavio Tioiti Tokuda, da 10ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou o pedido alegando que a Prefeitura “está tomando as medidas adequadas para garantir a segurança dos cidadãos”.

Foto: Google Maps/Reprodução



Topo