Zona Norte

Descarte irregular de lixo é motivo de reclamação dos moradores de Jaçanã

Nessa semana o Jornal SP Norte recebeu a denuncia de que duas vias vêm sendo usadas como pontos de descarte irregular de lixo, sendo elas as ruas João Luis Bozzi e General Jerônimo Furtado. Ambas ficam no limite da cidade de São Paulo com Guarulhos.

O ponto viciado de lixo da rua João Luis Bozzi fica em baixo da rampa de acesso à ponte que cruza a rodovia Fernão Dias. O problema existe há anos e no local existe uma placa que alerta sobre a proibição do descarte de lixo no local.

Já o ponto de descarte na Rua General Jerônimo Furtado beira o rio Cabuçu. Segundo o denunciante, o lixo é acumulado nos dois lados da via, sendo um deles no terreno ao lado da Enel Distribuição São Paulo.

A subprefeitura Jaçanã/Tremembé confirma que os dois locais citados são pontos viciados de descarte irregular e que promove limpeza nas vias três vezes por semana. A gestão municipal encaminhou a denuncia para a GCM Ambiental para fiscalização.

A fiscalização contra o descarte irregular ocorre diariamente em toda cidade de São Paulo, de acordo com as demandas recebidas através do Sistema de Gerenciamento de Fiscalização e atribuídas pelos agentes vistores da região.

Em nota, a administração regional esclarece que os pontos de descarte irregular de entulho diminuíram 90% na região do Jaçanã/Tremembé. Em 2017 eram 112, hoje são apenas 11.

Para combater o problema, a Subprefeitura esclarece que “É importante o apoio da população em não despejar entulho no endereço e denunciar às autoridades competentes, já que estas ações são consideradas crime ambiental”.

Como alternativa para o descarte regular de resíduos, o município disponibiliza 102 Ecopontos, que são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis de até 1 m³ por munícipe gratuitamente. Confira todos os endereços, por região, no site: www.amlurb.sp.gov.br.

Foto: Google views/Reprodução



Topo