Turismo

Porto Seguro, o berço do Brasil

A história do Brasil começa em Porto Seguro, na Bahia. Considerada um monumento nacional, a Cidade fica na Costa do Descobrimento, onde há 500 anos chegaram os portugueses, dando início à colonização do País. Hoje, os monumentos, igrejas e belíssimas praias fazem do Município um dos destinos mais visitados por turistas de todo o Brasil. Porto Seguro é considerado Patrimônio Histórico Nacional, desde 1976. Com belas praias, repletas de barracas, bares e restaurantes, a Cidade fica no extremo sul da Bahia, a 700 quilômetros da Capital, Salvador, e tem suas atividades econômicas baseadas no turismo, extração vegetal, agricultura, pecuária e pesca.

A diversão vai desde um roteiro histórico e cultural até passeios mais agitados, tanto durante o dia, quando o lazer náutico é praticado, como à noite, quando os bares da orla, barracas de ruas e restaurantes de diversos tipos de culinária lotam. A conhecida “Passarela do Álcool”, nome pelo qual ficou conhecida a Av. Portugal, tem várias barracas e é um dos pontos mais agitados da noite. A cada temporada surgem novos drinks que têm em comum o altíssimo nível alcoólico, mas a bebida que se mantém imbatível há tempos é o Capeta.

Ainda na Passarela, é possível escutar música popular brasileira e comer pratos típicos da Região, como moqueca, além da culinária da cozinha internacional. Existem também camelôs e pequenas lojas de artesanato que vendem de roupas a lembranças da cidade. A diversão também está na praia, mesmo à noite, onde estão localizadas grandes danceterias, como a Axé Moi, com mais de 25 mil metros quadrados. Essas promovem luaus e concentram suas atividades no Axé Music, que a cada ano tem coreografias e sucessos diferentes. A grande atração de Porto Seguro, ao lado da vida noturna, é, sem dúvida, o litoral. A Costa do Descobrimento esconde maravilhas naturais e praias desertas, repletas de falésias, piscinas naturais em recifes de corais, areia clara e todo o necessário para uma viagem cheia de aventuras e descanso.

Pelas praias ao norte da Cidade espalham-se as grandes cadeias de hotéis à beira-mar e também acontecem os famosos luaus de Porto Seguro. Quem se arrisca e segue mais ao sul começa a ver praias exóticas, com coqueiros e recifes de corais que, quando a maré baixa, formam verdadeiras piscinas naturais. As melhores praias desta região são as de Arraial d’Ajuda. Ao sul de Porto Seguro ficam ainda as praias de Trancoso, Cumuruxatiba ou Caraíva. Nestas praias, existem redutos de naturalistas, perto da praia de Pedra Grande. A natureza realmente vale a viagem.

 



Topo