O Prefeito Ricardo Nunes realizou na quinta-feira (1), a vistoria técnica em diversas obras que estão em andamento na região. Além disso, Nunes inaugurou o Centro de Acolhida Especial para Famílias, no bairro da Casa Verde. A visita teve como objetivo conhecer de perto as necessidades da região e dialogar com as lideranças locais.
O encontro contou com as presenças do Secretário Municipal da Casa Civil, Fabrício Cobra, do Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, do Secretário Municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, do Secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, do Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr, do Secretário Adjunto Municipal da Casa Civil, Milton Alves, do Chefe de Gabinete do Prefeito, Vitor Sampaio, do Subprefeito da Casa Verde, Limão e Cachoeirinha, Guaracy Fontes, do Subprefeito de Santana Tucuruvi, João Neto e dos Vereadores Paulo Frange e Ely Teruel.
A equipe da administração municipal iniciou as atividades na Zona Norte, vistoriando as obras de contenção do muro de arrimo na Avenida Inajar de Souza, altura do nº 6168. Essa é uma antiga solicitação dos moradores do Jardim Peri. “A estrutura será refeita com novo nivelamento e instalação de gaiolas metálicas formadas por fios de aço, preenchidas por pedras tipo rachão, que deixará o terreno mais seguro, evitando o risco de erosões no solo. A obra permitirá o deslocamento com total segurança para dezenas de famílias moradoras do entorno” pontua o Vereador Paulo Frange.
O segundo ponto visitado foi a instalação de uma passarela metálica sobre o Córrego Cabuçu de Baixo, na altura do nº 6900 da Avenida Inajar de Souza. Os trabalhos estão concentrados em frente à Fábrica de Cultura da Brasilândia e EMEI Dr. Bernardino Pimentel Mendes, local onde há intenso fluxo de circulação de veículos e pedestres. Em paralelo, a administração regional também trabalha na implantação de um jardim de chuva para reter a água durante o período chuvoso, eliminando possíveis alagamentos no local.
Ainda pela manhã, a equipe visitou as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA III), na Rua Afonso Lopes Vieira, 35, na Vila Dionísia. “Investir em saúde sempre foi e continuará sendo uma de nossas prioridades. Estamos cuidando com toda a atenção para que ninguém na nossa cidade fique sem atendimento”, diz o prefeito Ricardo Nunes.
Para o Subprefeito da Casa Verde, Cachoeirinha e Limão, Guaracy Fontes, “a visita do prefeito é importantíssima para a região, pois a administração poderá ver as demandas de perto, ver os resultados já obtidos e dialogar com a população”.
Segundo dados da pesquisa Datafolha, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi eleito pelos paulistanos, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor serviço público da cidade de São Paulo. A rede municipal de saúde da capital paulista foi mencionada por 15% dos entrevistados.
De janeiro de 2018 até dezembro de 2022, foram realizadas mais de 500 reformas, 45 construções e 107 reequipagens, um aumento de 600% só na Atenção Primária do município. Até dezembro de 2022, 87 obras foram entregues, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre construções e reformas de pequeno e grande porte.
Importantes visitas no período da tarde
Após um almoço com comerciantes da região, o Prefeito visitou as obras da Casa da Mulher Paulistana, que está sendo construída na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3439, no bairro do Limão. O espaço terá a finalidade de dar apoio às mulheres vítimas de violência. No local, além do acolhimento, são oferecidos cursos, como de corte e costura, com o objetivo de promover a independência financeira dessas mulheres.
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que houve um enorme crescimento no número de casos de violência contra mulher, mais de 18 milhões sofreram violência física, psicológica ou sexual no ano passado, com 50,9 mil casos por dia, o que equivale diariamente a um estádio de futebol lotado. Já o Atlas da Violência também reforçou que a violência intrafamiliar cresceu nos últimos 4 anos, puxada pelo aumento de feminicídios e estupros, principalmente de meninas em suas casas.
Às 16 horas, foi realizada a inauguração do Centro de Acolhida Especial para Famílias na Casa Verde, na Rua Brasília Alves de Carvalho, 414. O espaço destinado a priorizar públicos específicos que requerem atendimento diferenciado, respeitando-se o ciclo de vida, gênero, período de convalescença e famílias que, neste caso, objetiva o acolhimento e atendimento provisório para grupo familiar em situação de rua, de ambos os sexos, acima de 18 anos, acompanhado ou não de filhos, a fim de garantir proteção integral.
“Que este equipamento tenha muito sucesso no atendimento e no carinho com as pessoas. A gente não pode aceitar que a pessoa fique na calçada, passando frio, debaixo de chuva e sol. A gente precisa dar oportunidade para as pessoas se reerguerem e retomarem suas vidas, para isso estamos trabalhando”, discursa o prefeito Ricardo Nunes.
A visita técnica foi finalizada com a vistoria nas obras de contenção e drenagem no Córrego Tabatinguera, que prevê a revitalização de uma passarela, pavimentação, guia, calçada e sarjeta no trecho da rua Manoel Carlos de Souza, na Vila Barbosa, e deverá ficar pronta até mês de outubro, antes da nova temporada de chuvas.
Moradora há 40 anos da região, Silvana do Nascimento Martins diz que enfrenta enchentes no local, desde os 9 anos. “Em dias de chuva muito forte a água chega a alcançar um metro e meio. É um desespero toda vez que chove. Agora espero que este problema seja finalmente resolvido”, disse.
Atualmente a cidade de São Paulo possui aproximadamente 1.500 obras acontecendo simultaneamente. “Essa é uma verdadeira transformação em busca de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finaliza o Prefeito Ricardo Nunes.