Zona Norte

Prefeito visita unidades reformadas no Hospital São Luiz Gonzaga

Na manhã desta sexta-feira, dia 17 de maio (sexta-feira), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou o Hospital São Luiz Gonzaga,que finalizou o reparo nas unidades de hemoterapia (posto de coleta de doação de sangue e agência transfusional) e na enfermaria, que irá abrigar a Unidade de Cuidados Paliativos de Adultos. A reforma custou cerca de R$ 1 milhão.

Após os reparos, a Unidade de Cuidados Paliativos Adulto passa a contar com uma estrutura para realizar ventilação mecânica invasiva em até sete pacientes, e poderá receber pacientes já internados em hospitais da Autarquia Hospitalar Municipal. Já a nova unidade de hemoterapia poderá receber diariamente até 40 doadores de sangue.

Estiveram presentes durante a visita o subprefeito de Jaçanã / Tremembé Alexandre Pires e os vereadores Aurélio Nomura (PSDB/SP) e Professor Claudio Fonseca (PPS/SP). Ambos vereadores destinaram emenda parlamentar para o Hospital.

Bem recebido por lideranças locais, o prefeito tirou foto com a população e recebeu de João Batista Camilo, uma liderança local, um quadro que mostra uma visita do Mário Covas – avô de Bruno Covas – ao Jaçanã há cerca de 40 anos.

Sem tempo

Apressado, o Prefeito não visitou a obra da UPA São Luiz Gonzaga, localizada dentro do hospital. A construção do novo serviço de saúde ficou parado durante anos, mas foi retomada em 2019. A previsão para a entrega era no segundo semestre de 2018.

Visitado pelo Jornal SP Norte, os funcionários que estavam trabalhando na UPA disseram que estavam adiantando o trabalho “por conta da visita”. A placa de identificação antiga estava jogada no canto da obra. Segundo eles, a placa foi derrubada há anos por conta do vento e até agora não foi recolocada.

Questionada pelo Jornal, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) informa que  “Retomou a construção, parada na gestão anterior, e deve ser concluída este ano. O valor da obra é estimado em R$ 7.201.156,97”. Perguntada sobre a placa de obra, arrancada por conta do vento, a SMS não respondeu.

Sobre o Hospital

O Hospital São Luiz Gonzaga, é uma unidade de atendimento da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, entidade privada, filantrópica. O hospital foi fundado em 1904 inicialmente como leprosário. Em 1932, transformou-se em hospital especializado em tisiologia com assistência focada ao tratamento da Tuberculose. A partir de 1988, passou a operar como Hospital Geral prestando assistência aos munícipes da Zona Norte da capital



Topo