Zona Norte

Prefeitura abre edital para empréstimo de câmeras de segurança na zona norte

Moradores dos distritos de Vila Maria,  Vila Guilherme e Vila Medeiros poderão se cadastrar para receber  os empréstimos de câmeras do projeto City Câmeras, da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa do programa, lançado em 2017, prevê a instalação de mais de 10 mil filmadoras com o intuito de inibir a criminalidade e aumentar a segurança na capital paulista.

Os bairros serão os primeiros da zona norte a integrar essa rede de monitoramento, pois segundo o mapa do Projeto apresentado no site, nenhum dos distritos da região possuem câmeras públicas. Em contrapartida, somente na rua do Aeroporto de Congonhas, no Jabaquara, são 26 filmadoras, seguidos do bairro do Itaim Bibi, com 20.

Segundo a Gestão Municipal, a rede de monitoramento conta com as câmeras dos órgãos públicos, das residências e dos comércios. As imagens ficarão armazenadas e serão transmitidas para o Comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Controle da Prefeitura por meio de um canal de comunicação de dados da internet.

Para conhecer as regras  do programa, basta se informar na Subprefeitura da região. As solicitações de empréstimo deverão ser realizadas por meio eletrônico através do e-mail: vilamaria@smsub.prefeitura.sp.gov.br até o final de setembro.

Os pedidos serão avaliadas pela Assessoria Técnica da Subprefeitura. Caso a demanda seja maior do que o número de câmeras disponíveis, a assessoria avaliará quais pedidos serão atendidos, dando-se preferência ao monitoramento de áreas cuja avaliação de riscos de segurança seja considerada mais crítica. A relação dos locais contemplados será publicada no Diário Oficial da Cidade.



Topo