Zona Norte

Prefeitura inaugura o Descomplica SP em Tucuruvi

Na manhã desta quarta-feira (14/08), o prefeito Bruno Covas esteve na subprefeitura de Santana/Tucuruvi para inaugurar oficialmente o Descomplica SP. Semelhante ao Poupa Tempo, o programa reúne mais de 270 serviços, entre eles a recolocação no mercado de trabalho e a solicitação de bilhete único para idoso e pessoa com deficiência.

Durante o evento, o Prefeito confirmou que até o final de sua gestão entregará nove Descomplica SP pela cidade, sendo que a expectativa é inaugurar mais quatro neste ano nas regiões de Butantã, Penha, Jabaquara e São Matheus, e mais dois no próximo, sendo na Capela do Socorro e em Pirituba.

De acordo com Covas, para escolha dos locais, foi levado em consideração a distância da região escolhida dos Poupa Tempo da cidade.

Descomplica SP

A unidade de Tucuruvi é a terceira criada pela gestão municipal e a primeira da zona norte. Ela tem capacidade de 800 atendimentos diários e integra 12 secretárias e órgãos municipais. A proposta da gestão municipal é de integrar totalmente o Descomplica SP com o Poupa Tempo para “oferecer serviços estaduais e municipais nesses espaços” declara o Prefeito.

Tempo de Espera

O secretário de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, confirmou que o programa reduz o tempo de espera para o atendimento “antes as pessoas esperavam, algumas vezes, dias, e agora a gente está conseguindo atender em alguns minutos e dar retorno muito rapidamente”.

Bom atendimento

Outro ponto bastante citado pelas autoridades foi a qualidade do atendimento do programa. De acordo com Covas “O índice de aprovação  no primeiro [Descomplica SP] de São Miguel é de 99,16% e o de Campo Limpo é de 99,37%”.

Quem também falou isso foi o secretário Municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, “Atender a população é a melhor coisa que a Prefeitura deve fazer” declara. Seu discurso foi reafirmado pelo Prefeito, que destacou “que é dever do poder público atender bem a população”.

Tucuruvi

Questionado sobre o motivo que Tucuruvi foi escolhida para receber o programa na zona norte, o Prefeito responde “Pelo espaço que a gente tinha aqui disponível, então facilitava muito”. Também destacou que a proposta é levar o Descomplica SP para todos os cantos da cidade e promete “vamos tentar o segundo na zona norte na região de Pirituba”.

Pessoa em Situação de Rua

Principal reivindicação dos moradores de Santana, o Prefeito Covas também respondeu sobre o acolhimento das pessoas em situação de rua “Já é um dos maiores serviços [acolhimento] solicitados no 156”. Ele também contou que alguns clubes municipais se adequaram para oferecer mais vagas de acolhimento à população durante o período de frio.

Outra preocupação apresentada pelo Prefeito foi sobre o crescimento da população de rua e da mudança de seu perfil “Antes a gente tinha ‘apenas’ homens em situação de rua, hoje a gente percebe a presença de mulheres e crianças” comenta.

Por conta disso, Covas declarou que será criado um novo censo ainda este ano para fazer com que o “poder público tenha que alterar o seu tipo de atendimento para que a gente não tenha apenas aqueles grandes galpões disponíveis para apenas aquela população masculina. Para que a gente possa ter, como temos no Canindé, um espaço voltados para família”.

Participação

O evento contou com a presença de dezenas de pessoas, entre elas estavam todos os subprefeitos da zona norte e os secretários da Casa Civil João Jorge, das Subprefeituras Alexandra Modonezi, das Relações Internacionais Luiz Alvaro Salles, do Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Aline Cardoso e de Inovação e Tecnologia Daniel Annenberg.

Descomplica SP Tucuruvi

Onde: Subprefeitura Santana/Tucuruvi – Avenida Tucuruvi, 808

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fotos: Lucas Abreu Antonio/Jornal SP Norte



Topo