Tecnologia

Prefeitura quer ampliar pontos de wi-fi gratuitos

Você está na rua e precisa, urgente, mandar aquela mensagem no WhatsApp ou filmar um flagra de algum acontecimento. Mas, aí… O pacote de internet está em 99% e não dá tempo de mandar nada! Situação mais comum que imaginamos, ter ou não ter internet no celular já é questão quase filosofal…

Mas, em alguns pontos da capital, há sinais de wi-fi gratuitos. É o Wi-Fi Livre SP, projeto da Prefeitura iniciado em 2014, e integrante dos Programas de Metas desde então e com 400 milhões de acessos já realizados. Atualmente em 120 praças e parques da capital, agora o objetivo é, de acordo com a administração municipal, duplicar, pelo menos, este número até o final da atual gestão, em 2020.

A Prefeitura lançou um edital de credenciamento de organizações e empresas para ampliar a oferta de internet gratuita na última sexta-feira (23/11). O número pode chegar a 300 pontos de conexão, indo além de praças e chegando a centros culturais e esportivos, pontos turísticos e bibliotecas. O edital também mostra outros 319 locais complementares e opcionais.

A manutenção da rede é de R$ 12 milhões anuais, e a Prefeitura afirma que vai “deixar de gastar este valor e com esta ampliação vamos poder atender, em especial, a população de maior vulnerabilidade que não tem recursos hoje para poder pagar um pacote de dados e que precisa utilizar a internet”, disse o Prefeito Bruno Covas (PSDB).

Em contrapartida, as empresas terão o direito de explorar modelos de negócios baseados em publicidade digital. A Prefeitura não investirá recursos públicos na manutenção com o novo edital, ficando a cargo do setor privado os custos. O documento ficará aberto por seis meses, e a exploração do serviço pelas empresas é de cinco anos.

Onde está o wi-fi da zona norte? Confira os 17 pontos*!

Perus: praças da Cultura e do Samba

Pirituba: praças 14ª Parada e João Boldo

Jardim Vista Alegre: Praça na Rua Ibiraiaras (altura do nº 400)

Freguesia do Ó: Largo da Matriz

Vila Nova Cachoeirinha: Largo do Japonês

Limão: Praça Marco Antonio Primon Maestre

Casa Verde: Praça das Monções

Lauzane: Praça Vereador Antonio Sampaio

Tremembé: Praça Mariquinha Sciacia

Jardim São Paulo: Parque Domingos Luís

Parada Inglesa: Praça Nossa Senhora dos Prazeres

Vila Guilherme: Praça Oscar da Silva

Jaçanã: Praça Dr. João Batista Vasques

Vila Sabrina: Praça Lourenço de Bellis

Parque Novo Mundo: Praça Novo Mundo

Já usou alguns desses pontos? Funciona bem? A internet trava? Mande uma mensagem em nosso Facebook e conte sua experiência!

*Informações consultadas no site wifilivre.sp.gov.br.
fotos: SECOM/Prefeitura SP



Topo