Projeto Cuidadores da Norte combate descarte irregular de resíduos

0

::: Ana Cláudia Sacomani

O descarte inadequado de resíduos é uma ameaça à saúde pública podendo levar inclusive ao aumento dos casos de dengue. Com o objetivo de erradicar os pontos de descarte de resíduos domésticos, entulho e outros objetos nas proximidades das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Zona Norte, foi criado o Projeto Cuidadores da Norte.

Fruto da integração entre o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), SUVIS e Supervisões Técnicas de Saúde e supervisionado pela Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), o Projeto tem como foco atuar em regiões com casos recorrentes de dengue no último ano, já que lixo acumulado pode ser foco de procriação do Aedes aegypti.
Para garantir a eficácia da ação, entender os motivos pelos quais os pontos de descarte existem e atuar de maneira diferenciada em cada local, foram identificados os tipos de resíduo jogados, quais os maiores responsáveis pelo descarte e as principais causas dos focos de dengue da Região.

Os locais que apresentam maior incidência do problema estão em áreas próximas às Unidades Parque Novo Mundo I, Recanto dos Humildes, Jardim Icaraí e Vila Teresinha. Nessas unidades a parceria com as Subprefeituras, Diretorias Regionais de Educação, Departamento de Gestão descentralizada (Secretaria do Verde e Meio Ambiente), Defesa Civil, LOGA, INOVA e comunidade tem sido essencial.

Ações educativas estão sendo desenvolvidas para sensibilizar a população quanto ao descarte correto de resíduos sólidos e os riscos à saúde causados pelo descarte inadequado, além dos mutirões contra a dengue.

O Jornal SP Norte separou algumas dicas de coleta:

• Garrafas Pet: entregar as garrafas Pet para reciclagem reduz lixo e gera empregos no País;

• Não jogue óleo usado na pia: óleo usado é reciclável. Uma única lata de litro de óleo usado, despejada na pia, além de entupir o encanamento, pode contaminar até 18 mil litros d’água;

• Reciclar produtos diminui o lixo: de cada dez caminhões de lixo recolhido no Brasil, apenas um vai para reciclagem. Escolher produtos com menos embalagem ajuda a reduzir a montanha de lixo;

• Recicle suas pilhas: O Brasil joga fora um bilhão de pilhas usadas anualmente. Se fossem recicladas seriam recuperadas mil toneladas de zinco e 1.500 toneladas de manganês, minerais usados na correção de solos para agricultura.