Gente que Faz

Projeto de arte educação contempla jovens da Zona Norte

Capturar cenas do cotidiano do bairro em que vivem, eternizar memórias que um dia ficarão para a história. História da Zona Norte, da Vila Maria, em especial.

É o que o Projeto “Fotossensível”, realizado pelo Instituto JCA – ligado ao grupo econômico da empresa Cometa – em parceria com a Aymberê Produções e incentivado pelo ProAC (Programa de Fomento à Cultura do Governo do Estado de São Paulo), traz para região nesse mês de agosto.

Ao longo de quatro meses, cerca de 30 jovens de 13 a 16 anos vão vestir os coletes do projeto e pensar a fotografia nos enfoques teórico e prático para desenvolver e compartilhar olhares, em cursos gratuitos que abordam uma introdução ampla ao universo da fotografia. De forma dinâmica e atual, as aulas práticas de fotografia abarcam tanto alguns processos químicos quanto a fotografia feita por câmeras digitais e celulares.

As atividades fotográficas ocorrerão em sala de aula, mas também em saídas externas, e se estenderão para a casa de cada aluno. Ao final do projeto, haverá uma exposição pública com as fotografias produzidas pelos alunos na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão.

Segundo o IJCA, uma das marcas do Instituto é a de criar projetos que despertem e estimulem novas configurações das relações entre as pessoas, visando ao desenvolvimento local em sentido mais amplo e sustentável. Essa diretriz se funda no entendimento de que a arte não deveria ter um lugar restrito de circulação e que o Parque Vila Maria pode ser visto, também, como um centro produtor de sua cultura e sua arte, além de consumidor de outras culturas e artes.

Foto Chico Rivers

Ao longo do segundo semestre deste ano, também acontecem como parte do projeto “Fotossensível” três módulos independentes de um curso de fotografia para professores e educadores da rede pública e privada de ensino, de preferência atuantes também na Zona Norte. A ideia é que o conteúdo e a experiência estética desses educadores possam ser posteriormente estendidos para dentro das salas de aula.

Curso de introdução à fotografia para jovens

Público alvo: jovens de 13 a 16 anos – moradores da Zona Norte

Local de realização: Instituto JCA São Paulo – Rua Nilton Coelho de Andrade, 722 – Parque Vila Maria

Data: de agosto a novembro de 2018, terças e quintas das 14h às 17h

Capacidade: 30 vagas

Mais informações e inscrições pelo e-mail: aymbereprodart@gmail.com




Warning: A non-numeric value encountered in /home/jornalspnorte/www/wp-content/themes/jornalspnorte/footer.php on line 3
Topo