Gente que Faz

Projeto MUDAR: é possível transformar a história

É surpreendente a velocidade com a qual se expande o número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nos centros urbanos do Brasil, sendo também um dos maiores problemas sociais em São Paulo.

Vítimas de exclusão social, as crianças em situação de risco são efetivamente desprovidas de seus direitos fundamentais e, na maioria das vezes, acabam se tornando vítimas da violência urbana e do narcotráfico, principalmente as que vivem na rua ou em lares sem condições dignas de sobrevivência.

Diante desse fato e com o objetivo de reverter a triste realidade desses jovens, nasceu no ano de 1993 o Movimento Unificado de Defesa da Criança e Adolescente de RuaMUDAR, tendo como Presidente, Gilson Lopes da Silva.

O MUDAR possui dois abrigos que atendem atualmente 35 crianças e adolescentes, onde recebem atendimento médico, odontológico e educacional, além de participarem de atividades como cursos de flauta, música e informática. Até o momento, mais de 110 jovens foram atendidos pelo centro de acolhimento.

Outro braço social do MUDAR, implantado em 1997, foi a assistência a moradores em situação de rua. O projeto teve início com a entrega de alimentação, o chamado “sopão”. Com o tempo, outros serviços passaram a ser prestados, desde entrega de remédios e roupas, até encaminhamento a médicos, dentistas e internações, alcançando mais de 24 mil pessoas.

Todo o trabalho é desenvolvido com recursos vindos de doações e mão de obra voluntária. Mas com o crescimento do projeto assistencial e os recursos cada vez mais escassos, a entidade necessita urgentemente de colaboração humana e material para dar continuidade ao trabalho de assistencialismo.

Há cinco anos o Projeto recebe ajuda da Prefeitura de São Paulo, porém os gastos são maiores e necessidade de doações é constante. Para a manutenção dos trabalhos do Projeto MUDAR são realizados alguns eventos beneficentes, como bingos, almoços e o bazar, que funciona todas as quartas e quintas-feiras, das 10h às 17h, na Rua Lauro Luchesi, 373.

O MUDAR precisa de voluntários em todas as áreas, professores de arte, música, dança, apoio escolar, oficineiros e terapeutas, além de parceiros para a manutenção da casa com urgência.

Quem tem interesse em ajudar pode contribuir como voluntário ou fazendo doações de alimentos e produtos para limpeza ou de higiene pessoal. Participar dos eventos beneficentes também é muito bem-vindo.

A entidade realizará um bingo no domingo (22/4), das 12h às 16h, na Associação dos oficiais da Polícia Militar (AOPM), na Rua Ten. Júlio Prado Neves, 1.155. O convite custa R$ 40 e dá direito a almoço e uma cartela de bingo.

Informações
Abrigo Nossa Família I
Rua Mateus Garcia, 553 – Vila Irmãos Arnoni
Telefone : 2994-1105
e-mail: saica.nossafamilia@outlook.com

Abrigo Nossa Família II
Rua Antonieta Altenfelder, 238 – Jd. Guapira
Telefone: 2240-6240
e-mail: saica.nossafamilia2@outlook.com

Sede:
Rua Dr. Lauro Luchesi, 373 – Jd. Leonor Mendes de Barros
Telefone: 97206-4017
e-mail: projetomudar@superig.com.br



Topo