O Projeto Vida em Pauta, uma iniciativa de impacto cultural e emocional, deixou sua marca em três hospitais públicos na cidade de São Paulo, tocando música clássica para mais de 16 mil pessoas. Ao longo de quatro meses, o projeto ofereceu 37 apresentações, realizadas por 22 músicos que percorreram quartos, salas de espera e corredores dos edifícios hospitalares.
A proposta alcançou não apenas os pacientes, mas também médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, profissionais que vivem sob forte estresse e experimentaram a música como forma de alívio emocional. Trabalhando em estreita colaboração com os agentes hospitalares, o projeto Vida em Pauta é uma realização da Interarte, contemplado pela Lei Rouanet e patrocinado pela Drogasil.
“Estamos trabalhando para ser a empresa que mais promove saúde e bem-estar no Brasil. Fazer parte desta ação em hospitais, levando momentos de alegria aos pacientes, familiares e funcionários, nos coloca mais perto desse objetivo. Queremos fazer a diferença na vida das pessoas contribuindo com ações que façam o dia a dia de todos cada vez melhor”, comenta Maria Izabel Toro, gerente executiva de investimento social da Raia Drogasil.
Raphael e Miriam Santana da Silva
O repertório clássico executado pelo Vida em Pauta foi escolhido criteriosamente, com melodias calmas e harmoniosas que têm o poder de reduzir o estresse, promover o relaxamento e melhorar o bem-estar emocional dos ouvintes. Estudos sugerem que a música clássica desempenha um papel significativo na diminuição dos níveis de ansiedade, dor e sintomas depressivos entre os pacientes hospitalizados. Esses resultados ressaltam a importância das intervenções musicais no contexto hospitalar e destacam a necessidade de investigações mais aprofundadas nessa área.
Os relatos emocionantes dos beneficiados pelo projeto destacam o impacto benéfico da música clássica em um ambiente muitas vezes carregado de desafios. Atualmente, o projeto está presente, às segundas, terças e quintas-feiras, nos seguintes hospitais: Instituto da Criança e do Adolescente (ICr), o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e o Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público do Estado de São Paulo (Iampse).
Cícera Lúcia Binelo, paciente do ICESP, compartilha como a música lhe proporciona força mesmo em momentos de fragilidade. Para Miriam Santana Silva, mãe do menino Raphael, a música transcende as circunstâncias, trazendo alegria e respiro em meio às dificuldades. Profissionais de saúde também ressaltam a influência positiva da música. É o caso de Lígia Abrandi dos Santos, fisioterapeuta do Iamspe, que observa como a música une a todos em um sentimento comum.
Diretor da Interarte e idealizador do projeto, Sergio Melardi compartilha sua gratidão ao testemunhar o poder transformador da música no contexto hospitalar. Ele relata a experiência de pacientes que se levantaram sorrindo ao ouvir as notas musicais ecoando pelos corredores. Atuando como músico do projeto, o violinista Cláudio Micheletti comenta também compreender a solidão das longas estadias hospitalares, rememorando sua própria experiência como paciente durante a infância. Para Maria Helena Sponton, Coordenadora de Humanização do ICESP, “o projeto deveria se estender ao longo de todo o ano, transformando vidas diariamente”.
Além das apresentações voltadas aos pacientes hospitalares, o Projeto também incluiu quatro concertos abertos ao público. O público foi presenteado com concertos envolventes, como o da Orquestra Vida em Pauta, que encantou um público de 80 crianças no Instituto da Criança.
Regiane e Isadora Gonzaga no ICr
Resultados da Pesquisa de Satisfação
Uma pesquisa de satisfação, realizada com o público atingido pelo Vida em Pauta, revelou resultados impressionantes: com 98% dos pacientes e acompanhantes experimentando emoções positivas, como calma, tranquilidade e alegria. Notavelmente, 51% dos participantes tiveram sua primeira experiência com música clássica através do projeto.
Projeto Vida em Pauta
Realização – Interarte
Direção Geral – Sérgio Melardi
Coordenação das Atuações Musicais – Ricardo Fukuda
Coordenação da Orquestra Vida em Pauta – Claudio Micheletti e André Micheletti
Músicos: violinistas, Camila Picasso, Cláudio Micheletti, Denise Fukuda, Gabriel Curalov; Ivan Dantas, Karen Hanai, Márcia Fukuda; viola, Marcos Fukuda; violoncelos, Diego Mesquita, Ricardo Fukuda e Thiago Cordeiro; violão, Luísa da Costa Rezende; flauta, Antonio Carlos Carrasqueira e teclado, Heloisa Helena Fernandes.
Coordenação de Comunicação – Maria Eugênia de Menezes
Assessoria de Imprensa – Miriam Bemelmans
Projeto Gráfico – Sylvia Mielnik
Design Gráfico Book do Projeto – Ângela Mayume
Registro Fotográfico – Oscar Núñez Gardiano
Pesquisa – Luanda Oliveira Souza
Produção Executiva – Núñez Núñez Gestão de Projetos
Ruby Vásquez Núñez
Oscar Núñez Gardiano
Marianne Tizo
Anderson Passianoto
Assistente Administrativo Financeiro – Maurício Garcia
Hospitais públicos de circulação do projeto Vida em Pauta
Instituto da Criança e do Adolescente – ICr
Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público do Estado – IAMSPE
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP
Lei de Incentivo – Lei Federal de Incentivo à Cultura
Facebook: https://www.facebook.com/vidaempauta.oficial
Youtube https://www.youtube.com/@vida_em_pauta/
Instagram: @vidaempauta.oficial
Site: https://vidaempauta.com.br/
Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans
miriam@bemelmans.com.br