Qual é a função do vereador?

0

::: Gregório Torossian

Nas eleições atuais, além do prefeito, o cidadão também deve escolher um vereador. Porém, muitos não sabem quem são os candidatos ao cargo e, tampouco, suas funções. Primeiramente, um vereador pode ser eleito pelo voto direto ou pelo quociente eleitoral – método de contagem que avalia a quantidade de votos do candidato e a quantidade de votos de partidos, podendo influenciar no ingresso de um ou de outro na câmara municipal.

Quando um vereador é eleito, ele integra o cargo no Poder Legislativo, ou seja, o poder de fiscalizar o Executivo (prefeitos na esfera municipal, governadores na esfera estadual e presidente na esfera federal) é dele. Outra função determinante é a responsabilidade da elaboração de projetos, consequentes de análises e pesquisas feitas com o povo sobre suas propostas e vontades.

Esses projetos são submetidos aos votos dos parlamentares (vereadores, senadores e deputados) da Câmara Municipal, que são classificados como base aliada (quando fazem parte do partido de maior representação no poder executivo), ou oposição. Não existem regras para aprovar e desaprovar projetos, podendo o vereador votar a favor tanto de propostas do próprio partido, quanto a ações de candidatos de oposição.

Por isso, seja responsável. O futuro da cidade está em nossas mãos e apenas nós, cidadãos, temos o poder de escolher quem deve nos representar. Preparar-se, estudar o histórico dos candidatos e entender a importância de um único voto são questões extremamente importantes, caso queiramos que a maior cidade do Brasil e o nosso próprio país, realmente evolua e dê passos para a frente, não para trás.