Saúde

Qual é o perfil do idoso moderno?

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso e cada vez mais observamos a transformação do comportamento desse público. O idoso moderno não é mais aquele que se aposenta e fica em casa, este novo perfil da 3ª idade apresenta-se como uma pessoa ativa, consumidora e conectada.

Segundo dados do IBGE, até 2026 o Brasil será o 6º país com maior número de idosos no mundo. Seguindo essa tendência, este público ultrapassará o total de crianças entre zero e 14 anos até 2030. Mas engana-se que este cenário é negativo, para se ter uma ideia, somente no Brasil o mercado para a 3º idade movimenta R$ 1,6 trilhão, segundo o Instituto Locomotiva, e a tendência é cada vez aumentar.

Vale destacar também que este público é o que mais cresce entre os usuários da internet no Brasil, de acordo com estudos de mercado, atualmente um a cada quatro brasileiros acima de 60 anos já está conectado.

Claro que para chegar nessa fase da vida com disposição é fundamental uma serie de cuidados com o corpo e alimentação. Já para quem está na 3ª idade, a dica para manter-se na ativa é a prática de atividades físicas. Confira algumas delas:

Agachamento: Para essa prática deve-se estender os braços para a frente e dobrar lentamente os joelhos, jogando o quadril para baixo e empurrando o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre retas.

Prancha: Neste exercício  é necessário que o idoso fique de barriga para o chão, apoiando apenas os pés e os antebraços no solo. É fundamental que se mantenha o corpo sempre reto.

Ponte: Desta vez o praticante ficará de barriga para cima, apoiando no chão parte das costas e o pé. Nesta posição o idoso deverá erguer ao máximo o quadril.

Afundo: Essa posição requer equilíbrio. Para praticá-la o idoso deve colocar as mãos no quadril, apoiar um dos joelhos no chão e sustentar-se na posição, com o cuidado de manter as costas sempre reta.

 



Topo