Marcelo Segredo

Marcelo Segredo l Qual o tamanho do seu gigante para 2019?

2019 não será novo se você não for diferente

Passamos por um 2018 bem complicado na área financeira. A crise se espalhou país afora, desemprego, comércios fechando, dívidas se acumulando, enfim, ouvi muitas pessoas dizendo que 2018 foi o pior ano de suas vidas.

Recebo diariamente muitas mensagens pelas redes sociais, e uma me chamou muito a atenção e me levou a uma profunda reflexão e analogia com o nosso dia a dia. O texto refere-se à história de Davi, Moisés, e outros personagens bíblicos:

O urso veio e preparou Davi para o leão.
O leão veio e preparou Davi Para Golias.
Golias veio e preparou Davi para Saul.
Saul veio e preparou Davi para o Trono.
O limite de Moisés era o mar… Deus abriu!!!
O limite de Abraão era a morte de Isaac. Deus proveu o Cordeiro.
O limite de Ana era a esterilidade. Deus lhe deu um filho.
O limite de Cristo era a morte. Deus o ressuscitou… Qual seu limite?

Perceba que para tornar-se rei, Davi passou por várias situações muito, mas muito difíceis, assim como Moisés. Em comum ambos se fortaleceram pela fé em Deus, que sempre os mantiveram otimistas para enfrentar a todas essas adversidades, eles acreditaram e buscaram por seus objetivos até alcançá-los.
É notório que ambos também mudaram muito ao longo dos anos; todas as dificuldades apresentadas os fizeram amadurecer, os tornaram homens sábios.

De volta para o presente, nos deparamos com a nossa dura realidade. Um país em recessão desde 2014, mais de 1,8 milhão de empresas fechadas, mais de 14  milhões dedesempregados(dezembro/2019), estados à beira da falência, corrupção sem fim e segundo pesquisas mais de 72% da população endividada, ou seja; temos apenas 28% da população que ainda tem capacidade de fazer a economia girar, já que o restante está no vermelho. Fala a verdade, que cenário caótico e desesperador, não?

Eu particularmente nasci com o otimismo, estou sempre rindo, independente do problema que estou enfrentando naquele momento, e te convido a pensar e agir dessa mesma forma. Parto do princípio de que todo ato tem a sua devida consequência, se alguém não gosta de você existe um motivo, se você foi demitido, existe um motivo, se ficou doente, existe um motivo, se está endividado, existe um motivo, se não tem dinheiro guardado para viver tranquilamente, existe um motivo. Costumo dizer que as suas dívidas de hoje, nada mais são do que resultado do seu padrão de vida no passado.

As finanças serão sem dúvida nenhuma o gigante ou o leão que teremos pela frente nesse ano, e para vencer as adversidade precisamos de conhecimento, de estratégia, assim como Davi que venceu o gigante com uma simples pedra, lançada na hora certa. Não se deixe abater pelo desespero, pelo desânimo, tenha fé, seja persistente, seja criativo, enxergue oportunidades, cerque-se das pessoas certas. Não adianta ficar aí parado esperando por um milagre, é preciso tentar, mover-se, fazer diferente do que fez no ano passado. A economia global muda a uma velocidade voraz. Ou você acompanha essas mudanças, ou será engolido por elas. Muitos negócios que eram super lucrativos a um ano atrás, hoje já não são mais.

Ah, e vou te dar uma última dica: “O maior segredo para ganhar dinheiro e ser bem sucedido é ajudar outras pessoas a ganharem dinheiro e serem bem sucedidas”.

Olhe para 2019 como o ano pra recomeçar com inteligência, sua empresa, sua família, sua vida. Mova-se.


marcelo-segredoConsultor financeiro, palestrante, ex-presidente da ONG ABC (Associação Brasileira do Consumidor), criador da “Clínica Financeira” e “Casamento & Negócios”, diretor presidente da Marcelo Segredo Assessoria Empresarial
Fone: 3360-2902
site: www.marcelosegredo.com.br
e-mail: marcelo@marcelosegredo.com.br



Topo