Receitas com café que vão além da xícara

0
Um dos aromas mais marcantes da manhã é o café. Indispensável no dia a dia de muitos, a bebida costuma ser mais consumida na primeira refeição do dia, mas isso não quer dizer que após o almoço, uma xícara fumegante não seja um item essencial ou o acompanhamento ideal de um lanchinho no fim da tarde. Com seu sabor inconfundível e intenso, o café é um ingrediente versátil. A boa notícia para os fãs da bebida é que a Ana Regina Bonifácio, Personal Chef em São Paulo que atende pelo GetNinjas e criadora do “Tempeiro de Mãe”, compartilhou duas receitas super criativas em versões nada óbvias com o grão. Confira a seguir:

Bolo de chocolate com recheio de brigadeiro de café e cobertura de ganache

Ingredientes do bolo:
– 3 xícaras de farinha de trigo peneirada
– 2 xícaras de açúcar demerara
– 1 xícara de cacau em pó
– 1 ½ de água morna
– 1 xícara de óleo
– 3 ovos grandes em temperatura ambiente
– 1 ½ colher de sopa de fermento biológico
– 1 colher de sopa de bicarbonato
Observação: Pré aqueça o forno a uma temperatura de 180ºgraus e unte uma forma retangular com manteiga.

Ingredientes da ganache:
– 400g de chocolate meio amargo
– 200g de creme de leite
#DicaNinja: Com creme de leite fresco fica mais saboroso!

Ingredientes do Brigadeiro de Café:
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher de sopa de manteiga sem sal
– 3 colheres de sopa de café solúvel
– 1 colher de sopa de cacau em pó
– 1 lata de creme de leite

Preparo do bolo:
Em um bowl, misture a farinha com o cacau e reserve. Em outro recipiente, misture a água e o óleo e reserve também. Bata os ovos com o açúcar, até ficar um creme liso e homogêneo, acrescente a mistura de farinha com chocolate aos poucos. Após todos os ingredientes misturados, acrescente a água com óleo em pequenas quantidades, mas não pare de bater. Quando a massa estiver lisa, adicione o bicarbonato e desligue a batedeira. Por fim, acrescente o fermento, mexendo delicadamente de baixo para cima para envolver toda massa. Coloque a massa na forma e leve para assar por 30 minutos.

Modo de preparo do ganache:
Coloque o chocolate em um bowl e leve-o para derreter em banho maria no fogo baixo. Quando estiver totalmente derretido desligue o fogo e misture o creme de leite. Deixe esfriar em temperatura ambiente.

Modo de preparo do brigadeiro:
Em uma panela, coloque o leite condensado, o café solúvel, a manteiga e o cacau em pó. Mantenha-os em fogo médio, mexendo sem parar até a mistura desgrudar do fundo da panela e ficar em ponto de cobertura. Retire do fogo e adicione o creme de leite. Reserve até o brigadeiro ficar na temperatura ambiente.

Montagem do bolo:
Corte o bolo ao meio com cuidado e espalhe o recheio de brigadeiro. Depois, coloque a outra parte do bolo por cima e cubra com a ganache de chocolate.
#DicaNinja: Faça a divisão do bolo com fio dental e uma caldinha de café fraco com um pouco de açúcar para deixar o bolo mais “molhadinho” após assado!

Pudim de café com chantilly

Ingredientes do pudim:
– 2 latas de leite condensado
– 8 ovos
– 400ml de leite
– 3 colheres de sopa de café solúvel

Ingredientes da calda:
– 1 ½ xícara chá de açúcar demerara
– 1 xícara de chá de água
– 1 colher de café solúvel

Modo de preparo da calda:
Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo brando até virar uma calda. Unte a forma canelada com a metade da calda.

Modo de preparo do pudim:
Após peneirar os ovos (para retirar a película da gema), coloque-os em um liquidificador. Adicione o leite condensado, os 400ml de leite e o café solúvel e bata por aproximadamente 4 minutos. Coloque a mistura na forma de “pudim” devidamente untada com metade da calda, cubra com papel alumínio e leve para assar no forno em banho maria a 160º. Após 25 minutos, retire o papel alumínio e deixe assar por mais 40 minutos. Após esse período, espete o pudim com um palito e se sair “sequinho”, já está assado. Espere o pudim esfriar para desenformá-lo. Na outra metade da calda, adicione o café solúvel. Com o pudim já desenformado, despeje a calda e leve para gelar por pelo menos duas horas. Enfeite com chantilly!
#DicaNinja: Cuidado para a água do banho maria não secar!