A pandemia do coronavírus (Covid-19) transformou o hábito de muitos brasileiros, uma das mudanças foram as compras pela internet. Segundo levantamento divulgado pela GloboNews, até o dia 15 de julho, o número de reclamações subiu 87% em comparação com o ano passado inteiro.
Até o momento, de janeiro a 15 de julho, foram registradas 146.804 reclamações sobre vendas de produtos on-line. Em comparação com o ano passado inteiro, de janeiro a dezembro, o órgão contabilizou 78.419 reclamações, uma variação de 87%.
A principal queixa das pessoas é a respeito da demora ou da não entrega dos produtos comprados pela internet, em seguida aprece cobrança indevida ou abusiva como segundo motivo de reclamação. Confira:
- Não entrega/demora na entrega do produto: 37.279 reclamações
- Cobrança indevida/abusiva: 17.673 reclamações
- Produto com vício: 4.448 reclamações
- Contrato/pedido/orçamento (rescisão, descumprimento, erro, etc.): 6.614 reclamações
- Serviço não fornecido: 3.563 reclamações