Reino Unido aprova vacina da Pfizer contra covid e começará aplicação na próxima semana

0
44

O Reino Unido anunciou que aprovou a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e Biontech e afirmou que irá iniciar a vacinação na próxima semana.

Hospitais e profissionais de saúde deverão ser os primeiros a se beneficiarem da imunização e Londres indica que reservou 40 milhões de doses.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2) pelo ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, que classificou a notícia como “fantástica”.

“No início da próxima semana, começaremos um programa de vacinação de pessoas contra Covid-19 aqui neste país”, disse.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que a aprovação da vacina  vai resgatar vidas e a economia do país.

“É a proteção das vacinas que vai finalmente nos trazer de volta às nossas vidas e fazer a economia andar novamente”

Cada pessoa terá de tomar duas doses. O governo do Reino Unido estima que país possa começar a “retornar à normalidade” até a Páscoa do ano que vem.

Além dos profissionais de saúde, idosos que vivem em residências de repouso e pessoas clinicamente vulneráveis também devem estar entre os primeiros a serem vacinados.

A Organização Mundial de Saúde (OMS),  comemorou a notícia da aprovação da vacina pelos britânico,  por considerar  que a vacina seja hoje a única forma de frear a expansão do vírus, que já fez quase 1,5 milhão de mortos pelo mundo.

No Brasil, o Ministério da Saúde acenou que a vacina da Pfizer não será usada por conta das dificuldades de sua aplicação, já que ela precisa ser armazenada a -70ºC. O governo brasileiro considera a logística inviável.