Zona Norte

Retirada de linha de ônibus da Av. Mazzei já preocupa moradores

Rotineiramente, a SP Trans realiza mudanças de itinerário em suas linhas. Em algumas situações, acaba por causar transtornos aos moradores, já que muitas vezes não são ouvidos ou informados sobre as alterações.

Em maio, a região de Vila Maria foi uma das que tiveram rotas alteradas e linhas canceladas, causando indignação dos moradores. Foram realizados – após as mudanças – encontros com os passageiros.

Desta vez, mais mudanças. A Área 2, correspondente a bairros como Santana, Casa Verde, Vila Maria, Tremembé, Tucuruvi, entre outros, terá diversas alterações. A partir deste sábado (9/12), a linha 119C-10 Vila Sabrina-Terminal Princesa Isabel passará a se chamar 119C-10 Pq. Edu Chaves-Terminal Princesa Isabel.

Outra linha que terá seu nome alterado é a 2127-10: no lugar de Jardim Brasil-Metrô Liberdade, a partir de sábado será Pq. Edu Chaves-Liberdade.

Alteração tira ônibus da Mazzei

Porém uma alteração será mais significativa. Um e-mail enviado por um morador alertou sobre a retirada da linha 1766-10 (Jd. Cabuçu-Santana). “Nos últimos anos, nós moradores do bairro temos tido o enorme desconforto com as alterações, substituições e desativações de linhas deixando assim de atender a demanda do bairro. As linhas de ônibus têm sido retiradas sem ofertas de outras linhas substitutas para o bairro”, escreve.

A linha será substituída pelo ramal 1778-10 (Jaçanã-Metrô Santana; no informativo da SP Trans, está Jd. Cabuçu – veja a foto ao lado, na busca pelo número do ramal), a partir de sábado (16/12) e não passará mais pela Av. Mazzei, via importante no deslocamento dos moradores da região. O morador também relata outras linhas que não atendem mais a avenida, como 1784 (Estr. Campo Limpo-Santana) 1712 (Cachoeira-Tucuruvi), 1768 (Vila Mazzei-Santana), 1768 (Bortolândia-Santana) e 1771 (Vl. Zilda-Santana).

“Apreciaríamos muito, uma reavaliação da SPtrans no que diz respeito à retirada de linhas que precariamente já serviam o bairro e o transtorno maior que causará sem as devidas linhas”, afirma o morador, que destaca o fato de a nova linha (1778-10) seguirá o itinerário pela Av. Cel. Sezefredo Fagundes, que “já é muito bem servida por inúmeras linhas com destino a Santana”.

A SP Trans, em informativo, afirma que “a partir da Pça. Dr. João Batista Vasquez, os passageiros que embarcam ou desembarcam na Av. Benjamin Pereira, Av. Mazzei ou Rua Antônio Maria de Laet, deverão utilizar a linha 2028-10 Vila Ayrosa – Metrô Tucuruvi ou 1701-10 Jova Rural – Carandiru, para passageiros que embarcam ou desembarcam na Av. Jaçanã”.

A linha que deixará de passar na Av. Mazzei (1778-10) também tem novo ponto inicial, na Rua  Dr. Azevedo Lima, n° 236, atual ponto inicial da linha 1766-10.

Mais mudanças

A linha 1787-10 (Vila Marieta-Metrô Santana) terá seu itinerário alterado, somente às quartas-feiras, a partir da próxima quarta-feira (13/12). O motivo é a realizado de feira-livre na Praça Dona Mariquinha Sciascia.

A ida permanece sem alteração, mas a volta terá o seguinte itinerário: Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, Rua Almeida Mercês, Rua Prof. Pedro Pedreshi e Rua Mateus Garcia.

Em 16 de dezembro (sábado), a linha 1732-10 Vl. Sabrina-Metrô Santa Cecília terá seu nome alterado para Vl. Sabrina – Term. Amaral Gurgel. O itinerário permanece o mesmo.

Nos últimos dias do ano, em 26 de dezembro (terça-feira), a linha 172K-10 (Jd. Tremembé – Metrô Tatuapé) terá seu itinerário alterado, em dias úteis, nos horários de pico pela manhã e tarde para ampliar o atendimento no bairro Bortolândia. As ruas atendidas podem ser vistas aqui.



Topo