::: Ana Cláudia Sacomani
Um dos principais festivais de cultura tradicional paulista, o Revelando São Paulo, está fora da Zona Norte. Após cinco anos consecutivos no Parque do Trote/Mart Center, na Vila Guilherme, a edição 2015 acontecerá em Valinhos, Interior Paulista, entre os dias 19 e 27 de setembro.
Após várias dúvidas e questionamentos dos leitores, o Jornal SP Norte entrou em contato com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, responsável pela área. Por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão afirmou que “o evento é de responsabilidade da organização civil Abaçai Cultura e Arte, em parceria com o Governo do Estado, e o parque do Trote apenas cedeu suas dependências, buscando oferecer aos seus usuários novas oportunidades de programação”. O órgão disse ainda que “a área privada e circunvizinha locava o restante do espaço, mas decidiu demolir os alojamentos, inviabilizando a continuidade das próximas edições”.
A reportagem tentou falar com a organização do evento, mas não conseguiu contato com ninguém da direção e, tampouco, da assessoria de imprensa. A mesma postou um comunicado em seu site (www. abacaiorg.br), informando que a “Edição Estadual deste ano não acontecerá na Capital por questões de infraestrutura. O Mart Center, espaço privado anexo ao Parque do Trote, que foi utilizado nos últimos quatro anos para abrigar parte do evento, está com 90% de suas dependências em processo de demolição e sem condições apropriadas para receber o Revelando”. A nota ainda explica que o “espaço do Mart Center era um local de importância estratégica para a realização do Festival, já que abrigava toda a área de logística e hospedagem dos expositores, que vêm de todas as regiões do Estado de São Paulo”. O documento finaliza afirmando “para o ano de 2016, já estamos trabalhando para viabilizar um local na Capital que ofereça condições necessárias para a realização da edição na cidade de São Paulo”.
Dificuldades em manter o evento
Em uma reunião realizada no ano passado nas dependências do Parque do Trote, a Abaçai disse à imprensa e autoridades reunidas no local, que enfrentavam grandes dificuldades na realização do festival, que chegava a receber centenas de pessoas vindas de outras regiões da Cidade. Entre elas, o sumiço de itens de seu acervo e equipamentos de cozinha. Na ocasião, Toninho Macedo, Presidente da Abaçai, afirmou que esse material encontrava-se no antigo casarão da Praça Oscar da Silva, local de grande polêmica entre a organizadora e os artistas da Região. O encontro foi marcado por diversas manifestações em prol da permanência do Revelando São Paulo no Parque Vila Guilherme/Trote.
Mais uma vez, a Zona Norte sai prejudicada pela incompetência administrativa dos órgãos públicos e privados.