Rodrigo Moreira

Rodrigo Moreira | Sopa: Tenho certeza que você não sabia dessas informações

O Frio é uma época propícia para a preparação das sopas. Este prato envolve a combinação de diversos ingredientes.

hortaliças em geral, como exemplo as cenoura, chuchu, abobrinha, cebolas, tomates, pimentão, couve-flor, vagens, brócolis, entre outros.

As proteínas de alto valor biológico como pedaços de carnes ou frangos enriquecem muito o valor nutricional das sopas.

Os tubérculos, como batatas, mandioca, mandioquinha e os alguns carboidratos, como macarrões são mais concentrados em energia. Esses são os itens mais calóricos, por isso, aos que estão em dieta de restrição, cuidado com a combinação dos ingredientes.

O estudo publicado em 2017, mostrou que as cores das sopas, podem modular inclusive o apetite. Onde as sopas de cores quentes, amarelo e laranja, geraram mais sensação de saciedade, melhor palatabilidade e sensação de conforto do que sopas com cores frias, sendo assim, um aspecto relevante a ser considerado.

Não deixe de acrescentar fontes de proteína junto ao mix de hortaliças.

Para um resultado efetivo, consulte o seu nutricionista de confiança para verificar a preparação mais correta para o seu caso.

Referência científica: Suzuki, M.; et al. Color of hot soup modulates postprandial satiety, thermal sensation, and body temperature in young women. Appetite, 2017.


Dr. Rodrigo Moreira

Com experiência de 6 anos de atendimento, o nutricionista Rodrigo Moreira, criador da marca e da Metodologia NutraSports, desenvolve através de uma consulta didática e esclarecedora, planejamentos alimentares individualizado.

www.nutrasports.com.br



Topo