::: Ana Cláudia Sacomani
Santana possui uma das maiores áreas verdes de São Paulo, representada pela floresta da Cantareira, e o heliporto de maior movimento do mundo, o Campo de Marte. O distrito, um dos mais antigos da cidade, teve participação decisiva em importantes momentos da história do Brasil e da Zona Norte.
Como no passado, Santana continua a influenciar nos destinos da cidade, do Estado e do Brasil, já que conta com moradores que se destacam na sua área de atividade. Com profissionais liberais bem-sucedidos, empresários de sucesso e líderes combativos, Santana tem um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e uma atividade econômica (PIB) que supera a de muitas capitais no Brasil.
Uma das entidades mais atuantes do distrito é a Associação Portal de Santana (APSA). Fundada em 16 de fevereiro de 2011, a entidade formada por moradores e empresários da parte baixa de Santana busca revitalizar e expandir cada vez mais a região por meio do apoio ao Poder Público no processo de revitalização.
Ao longo desses cinco anos, aconteceram muitas conquistas em prol do distrito. De acordo com Jorge Ifraim, um dos coordenadores da APSA e membro do CADES Santana/Tucuruvi/Mandaqui, uma das principais conquistas foi: a construção do equipamento público de lazer na Praça Paineira do Campo. “O local é uma opção de qualidade de vida para crianças, adolescentes e idosos, sejam moradores e comerciantes, gente que trabalha ou simplesmente passa pela região, que é a principal ‘porta de entrada’ da nossa Zona Norte”, ressalta Ifraim.
Segundo Ifraim, antigamente a via era interditada, recebia descarte de entulho, funcionava como estacionamento irregular de ônibus e caminhões e concentrava grande número de moradores de rua.
A outra conquista foi o “corredor verde” no canteiro central da Av. Cruzeiro do Sul, embaixo do viaduto do Metrô, entre as estações Tietê e Santana, com pista para caminhada, ciclovia, flores, áreas verdes, equipamentos de ginástica, iluminação adequada. Esta última, porém, não totalmente finalizada. “A iluminação e a implantação de câmeras de segurança é uma das metas do Portal Santana. “Estamos buscando apoio público privado”, afirma Jorge.
Outra meta da associação é a instalação de uma Base Fixa da Guarda Civil Metropolitana (GCM) nas proximidades da Rua Voluntários da Pátria (próximo das duas escolas municipais, do Pronto-socorro Santana, Centro de Zoonoses, Coordenadoria de Saúde, e Teatro Alfredo Mesquita), para garantir a segurança da área evitando que se torne ponto de moradores de rua, de consumo e tráfico de drogas e de assaltos.
Outra questão importante pontuada pelo Conselheiro é o muro utilizado ao lado da Rua Voluntários da Pátria no terreno pertencente à empresa Telefônica. Para ele e os membros do Portal Santana, a área é de responsabilidade socioambiental da empresa, uma vez que a continuação do fechamento com grades metálicas verdes (como já ocorre na lateral da Rua Gabriel Prestes) deixaria à mostra o gramado interno (que poderia ser enfeitado com flores e arbustos) – “integrando-se” e valorizando a região como propriedade da empresa.
Para conhecer mais ações da Associação Portal de Santana, acesse santanaviva.blogspot.com.br.