São João de Nóis Tudim é a festa junina do CTN; veja mais atrações no guia de lazer

0

Para a edição deste ano, o Centro de Tradições Nordestinas (Rua Jacofer, 615 – Limão) aposta no resgate das tradições juninas, atrações culturais e na diversidade de ambientes.

A festa traz em sua grade de programação trios pé-de-serra e conjuntos musicais de forró, grupos folclóricos, festival de quadrilhas juninas, aulas de danças, peças teatrais, missas, além de jogos e brincadeiras típicas do festejo. Entre as principais atrações estão o Grupo Bicho de Pé, Rastapé e os homenageados da festa, Caju e Castanha.

Serão realizadas três missas em homenagem aos três santos de junho (Santo Antônio, São João e São Pedro), na igreja Frei Damião, situado no interior do CTN. As crianças têm diversão garantida, no Parque de Diversões.

A novidade desta edição é o camarim Caipira, no qual todo o público entra no clima, com o uso de adereços nordestinos e pode registrar o momento com uma selfie.

O evento é gratuito e acontece aos finais de semana, até o dia 28 de junho, a partir das 13h. Informações pelo telefone 3488-9400, ou pelo site www.ctn.org.br.


Igreja Candelária – Praça Nossa Senhora da Candelária, 1 – Vila Maria – Fone: 2954-3566

81ª Quermesse da Candelária
Na tradicional festa junina da paróquia, o público pode apreciar várias comidas típicas nas barracas montadas pela organização do evento. Opções não faltam, além das comidas caipiras, macarrão, pernil, pastel, crepe no palito, tacos, paletas mexicanas, tapiocas e acarajés. Há ainda muita diversão para a criançada, com pula-pula e tobogã inflável, e muito mais. Sábado e domingo (13 e 14/06), das 18h às 23h. Até o dia 5 de julho.


Parque da Cantareira – Rua do Horto, 1.799 Tremembé – Fones: 2203-0115/2995-3254

Espetáculo em homenagem ao meio ambiente
A Cidade Center Norte, em parceria com o Ministério da Cultura, leva ao parque o espetáculo Minha Cidade. Com apresentações gratuitas, o teatro integra o Projeto Arte na Cidade e conta com o apoio do empreendimento, por meio da Lei Rouanet, para levar entretenimento à população da região. Uma tenda será erguida para a realização das apresentações, destinadas aos mais variados públicos, incluindo as crianças da rede pública de ensino. Criado pela Cult Produções de Arte, o espetáculo conta a história de Léo, um garoto comum que é transportado para conhecer sua cidade, a bordo de um trem. Durante a viagem, ele descobre suas origens e o que há de mais especial em seu ambiente. Lições de respeito, cidadania, mobilidade urbana e amor serão vivenciadas pelo público. Segunda a quinta-feira (15 a 18/6), das 9h às 14h. Entrada gratuita.


Centro Cultural da Juventude – Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641 – V. Nova Cachoerinha – Fone: 3984-2466

Arraial do CCJ
Junho é o mês das Festas Juninas e o Centro Cultural da Juventude não poderia ficar de fora. Os festejos contarão com comidas típicas, sarau, apresentação da peça Sábias do Sertão e show do Trio Macaíba para fazer o povo arrastar o pé. Sábado (13/6), a partir das 15h.

Sábias do Sertão
A peça de teatro adulto conta a história da dupla de música caipira Cascatinha & Inhana, formada pelo casal Francisco dos Santos e Ana Eufrosina. O ambiente circense é o pano de fundo para o desenrolar da história: Francisco, músico de picadeiro, se encanta por Ana, moça já comprometida. Munido de voz e violão, o conquistador convence a amada a juntar-se à trupe. Sábado (13/6), às 18h; domingo (14/6), às 17h.


Casa de Cultura Salvador Ligabue – Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 215 – Fone: 3931-8266

A Família Gildézia
O espetáculo conta, com humor, a história de uma família nordestina muito animada, ingênua, curiosa e cheia de segredos. A entrada é uma doação de um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada às entidades da região. Classificação 10 anos. Domingo (14/6), a partir das 20h.


Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1.770 – Fone: 2221-3657

Why The Horse?
Instigada pelo tema da morte e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, bem como a força artística que envolve, a diretora do Grupo Pândega convocou seus parceiros de grupo para a criação de um espetáculo que pudesse ensaiar um derradeiro momento. Sexta-feira (12/6) e sábado (13/6), a partir das 21h; domingo (14/6), às 19h.