Saúde: população reclama melhorias na região de Vila Maria em Audiência

0

::: Ana Cláudia Sacomani

A Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme recebeu no sábado (18/7) audiência pública a fim de discutir o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2016). Na mesma data ocorreu a eleição para a comissão que organizará o processo eleitoral para a nova gestão do Conselho Participativo (2016/2018). Treze moradores se inscreveram para expor questões e reivindicações relacionadas à região.

O encontro reuniu mais de 90 pessoas e contou com a presença das secretarias municipais de Planejamento/Finanças, de Relações Governamentais e de Coordenação de Subprefeituras.

O Subprefeito Gilberto Rossi abriu a audiência saudando a todos pela participação popular e parabenizou a excelente atuação do Conselho Participativo da Vila Maria/Vila Guilherme. Segundo ele, o Conselho foi criado para direcionar como o Poder Público deve aplicar o dinheiro. O Subprefeito ainda fez um breve resumo em relação à primeira audiência pública realizada em 2013 e destacou as principais demandas já atendidas pela Prefeitura. “O diferencial da gestão Haddad é descentralizar cada proposta e verificar junto aos conselheiros participativos qual é a melhor maneira de aplicar cada verba”, disse Rossi.

A representante da Secretaria de Relações Internacionais, Larissa de Marco, foi a primeira a se pronunciar e destacou a importância da audiência e da comunidade em definir o orçamento da Cidade.

Em seguida, Patrícia Rodrigues da Secretaria de Política para Mulheres falou sobre a desigualdade e a luta das mulheres na representação dos conselhos de controle social da Cidade. Segundo ela, a Lei no 15.496 prevê a composição mínima de 50%. Patrícia ainda convidou todos para a Conferência Municipal de Políticas para Mulheres que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro, no Anhembi. O objetivo do evento é discutir diretrizes para a consolidação de políticas para mulheres. Após as explanações, os munícipes tiveram apenas três minutos cada um para reivindicar e solicitar as principais demandas da região.

2407_audiencia publica vila maria 2As dificuldades do Hospital “Vermelinho”

Entre as principais reclamações dos munícipes foi a área de saúde como, por exemplo, a crise que atualmente envolve o Hospital Municipal Vereador José Storopolli, conhecido como “Vermelinho”, localizado no Parque Novo Mundo. Desde sua inauguração, em 1992, o hospital tem enfrentado dificuldades como a demora no atendimento e a falta de recursos da Prefeitura. O local já recebeu 5,9 milhões mensais e precisa de pelo menos 8,5 milhões para funcionar adequadamente conforme comentários feitos pela diretoria em reuniões de conselho. Um dos principais problemas é a falta de infraestrutura do prédio, muitos equipamentos precisam ser substituídos. Além disso, o hospital acumula uma dívida de aproximadamente R$ 6 milhões.

Parte das metas de saúde foram atendidas, mas faltam ainda muitas demandas até o final do mandato do Prefeito Fernando Haddad. Os moradores também reivindicaram melhorias na educação e habitação, em razão da falta de material escolar e equipamentos de uso, e mais moradias para a população.

Outra reivindicação partiu da Sociedade Amigos de Vila Sabrina. A Praça Otanaka necessita de revitalização e calçamento para as pessoas fazerem caminhada; principalmente os idosos têm muita dificuldade e correm riscos de graves acidentes. Acompanhe as metas compridas e superadas no site www.planejasampa.prefeitura.gov.br.

Comissão Conselho Participativo Municipal

A audiência encerrou com o resultado dos membros da comissão Shirley Suzuki, Luzinere Mônica e Emanuela Carvalho e os indicados pelo Subprefeito, os assessores de gabinete Nivaldo Cardoso e Regina de Andrade. Os novos membros terão como finalidade representar a população da região. Sua função é exercer o direito dos cidadãos ao controle social, por meio da fiscalização de ações e gastos públicos e da apresentação de demandas, necessidades e prioridades na área de sua abrangência.

A eleição para o Conselho Participativo Municipal acontecerá em 6 de dezembro, e a população irá escolher os representantes que estarão à frente do órgão por dois anos. O período de inscrição dos candidatos irá de 3 de agosto a 4 de setembro. Eles serão eleitos por voto direto, secreto, facultativo e universal de todas as pessoas com mais de 16 anos e que sejam portadoras de título de eleitor da Capital, acompanhadas de cédula de identidade ou outro documento de identificação com foto expedido por órgão público.

foto: Da esquerda para a direita: Larissa de Marco, da Secretaria de Relações Governamentais; Patrícia de Carvalho Guimarães, da Secretaria de Finanças do Estado de São Paulo; Patrícia Rodrigues, da Secretaria de Políticas para Mulheres; Chefe de Gabinete da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme, Rodrigo Gomes de Souza; e os conselheiros do Conselho Participativo Municipal de Vila Maria e Região, Nelson Marques, Kamila da Silva e Irani Aparecida Pereira Dias