Saúde

Segunda fase da campanha contra o Sarampo termina neste sábado (30)

O dia 30 de novembro, sábado, é o último dia da segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo na cidade de São Paulo. Iniciada em 18 de novembro, a campanha é focada para jovens com idade entre 20 e 29 anos. Nesta faixa etária é preciso ter duas doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Vale destacar que a zona norte é a região em que mais se registrou casos da doença. Segundo estudo da Prefeitura, com dados coletados até o dia 6 de agosto, foram registrados 338 casos na região, mostrando uma grande distância da zona sul, com 206 casos e segundo lugar da pesquisa.

Até 11 de novembro foram confirmados 6.510 casos de sarampo no município de São Paulo. Cinco mortes foram causadas pela doença na capital paulista neste ano.

Para se imunizar basta se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para atualização da caderneta. Essa é a forma mais eficaz de evitar a disseminação do sarampo.

Caso o munícipe não tenha a comprovação vacinal, deverá receber a primeira dose da vacina durante a campanha e a segunda será agendada com o intervalo de 30 dias da primeira. Leve a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde avalie a situação vacinal.

Em 2018 a cobertura da vacina contra a doença foi de 97,06% (primeira dose) e 44% (segunda dose) na capital paulista. Neste ano, com a intensificação das campanhas, a cobertura da vacina tríplice viral na cidade de São Paulo superou o número inicialmente estimado para a primeira dose (aos 12 meses de idade) chegando a 102,3%. Para a segunda dose (aos 15 meses de idade), a cobertura vacinal atingiu 86%.



Topo