São Paulo

Semana Municipal da Alimentação terá atividades para adultos e crianças

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro, Prefeitura cria Observatório da Gastronomia e decretos de Combate ao Desperdício de Alimentos

Com o objetivo de conscientizar a população para uma alimentação saudável, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Paulo realiza a Semana Municipal da Alimentação, que terá atividades em diversos pontos da capital.

As atividades começam no domingo (14/10), a partir das 9h, onde acontece a Feira de Produtos Orgânicos e Agroecológicos, dentro do Parque Mario Covas (Av. Paulista, 1.853).

Na segunda-feira (15/10), o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) da Vila Maria, oferece atividades gratuitas voltadas para pessoas de todas as idades. No horário das 8h30 às 10h, acontece a prática corporal de Lian Gong e massagem. Das 10h às 12h, oficina de horta urbana com reaproveitamento de materiais. O Cresan Vila Maria fica na Rua Sobral Júnior, 264.

Ainda no dia 15, às 12h, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico lança o Programa de Combate ao Desperdício de Alimentos, que visa arrecadar alimentos que seriam descartados por não serem interessantes do ponto de vista comercial, e doar para pessoas em situação de insegurança alimentar. O evento ocorre no mercado Kinjo Yamato (Rua da Cantareira, 377). Na ocasião, a Secretária, Aline Cardoso e o Presidente da Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Edson de Lima Filho, lançam o Mercado Sustentável, projeto piloto de Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos.

Na terça-feira (16/10), a partir das 13h, na Praça das Artes (Av. São João, 281), acontece o 1o Simpósio Municipal de Combate ao Desperdício e Segurança Alimentar, com especialistas de diversas áreas, que irão debater os temas de alimentação saudável, educação, produção, fornecimento, preparação, empreendedorismo e mercado.

No mesmo local, às 19h, o Prefeito Bruno Covas (PSDB) assina dois decretos; o primeiro será voltado a ações no Combate ao Desperdício de Alimentos em equipamentos da prefeitura como mercados, sacolões e feiras livres. O segundo decreto cria o Observatório da Gastronomia da Cidade de São Paulo. Esse setor, que será criado dentro da pasta de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, será um espaço de articulação entre os setores público e privado direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia no munícipio. O evento contará com grandes nomes da gastronomia paulistana.

Veja a programação completa:

14 de outubro

Feira de Orgânicos
Horário: 9h às 14h
Local: Avenida Paulista, 1853 – Bela Vista (Parque Mario Covas)

Oficinas de plantio de mudas em vasinhos para crianças
Horário: 11h, 12h, 13h, 14h e 15h

15 de outubro

Lançamento da Campanha de Combate ao Desperdício e parceria com a Amlurb para o projeto Mercado Sustentável
Horário: às 12h
Local: Rua da Cantareira, 377 – Centro

16 de outubro
1º Simpósio Municipal de Combate ao Desperdício e Segurança Alimentar
Horário: 13h às 18h40
Local: Av. São João, 281 – Centro (Praça das Artes)

Lançamento do Observatório da Gastronomia
Horário: 19h às 21h
Local: Av. São João, 281 – Centro (Praça das Artes)

17 de outubro

Evento noturno de produtos orgânicos
Horário17h às 21h
LocalAv. José Maria Whitaker, 1785

Programação dos Cresans

Vila Maria – Rua Sobral Júnior, 264 – Vila Maria

15 de outubro

Prática Corporal de Lian Gong e Massagem
8h30 às 10h

Oficina de horta urbana com reaproveitamento de materiais
10h às 12h

18 de outubro

Aproveitamento Integral de Alimentos para 80 merendeiras da rede pública
10h às 12h

Butantã – Rua Nella Murari rosa, 40 – Jardim Jaqueline

17 de outubro

Oficina sobre educação alimentar para crianças e adolescentes
14h às 15h

Oficina sobre plantio, cultivo e higienização de hortas e frutas na Horta Escola
15h às 16h

19 de outubro

Oficina para terceira idade: atividade corporal, relaxamento e alimentação
13h30 às 15h30



Topo