Gente que Faz

Semear, 29 anos na prática de inclusão, amor e cidadania

Incluir as pessoas com deficiência na sociedade é um dos grandes desafios atualmente. Se antes o poder público e a sociedade praticamente ignoravam os que não se enquadravam no padrão, hoje se tem a conscientização de que os portadores de deficiência precisam ter suas necessidades supridas para o pleno exercício da cidadania.

União de pais dá início à Semear

Criada em 10 de maio de 1989, por iniciativa de um grupo de pais – na época funcionários da Telecomunicações de São Paulo S/A-TELESP – preocupados com o atendimento a seus filhos ou familiares especiais, a Associação para Integração e Apoio às Pessoas com Deficiência (Semear), é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que atua no atendimento, na inclusão e desenvolvimento de pessoas com todo tipo de deficiência, valorizando seus potenciais.

A ideia de trabalhar pela causa foi concretizada reunindo os colegas de trabalho que tinham em comum, algum ente querido portador de deficiência, fazendo com que se comprometessem a, juntos, atuarem em benefício dessas pessoas, incluindo atividades de lazer e cultura.

Após a privatização da Telesp, a Semear precisou “andar com suas próprias pernas”, e o corpo diretivo na época, adquiriu uma sede própria em 1998, na Zona Norte da Capital.

Desde então, a Semear ampliou seu atendimento, passando a assistir também, pessoas da comunidade.

Oficinas terapêuticas e ocupacionais promovem a inclusão

Atualmente, à frente da diretoria executiva está Jaime Neves dos Santos, com gestão até 2020. Jaime explica que a Semear atua através de oficinas terapêuticas e ocupacionais, com atividades que incluem aulas de dança, teatro, música, jogos e artes, além de eventos integrativos.

São por meio dessas atividades que a Semear dá rumo ao trabalho que tem como meta promover a socialização e a interação entre eles. Isso vale para o convívio dentro e fora da Associação.

A entidade está com vagas abertas para novas turmas às quartas e sextas-feiras; as oficinas são gratuitas, basta ligar e fazer a inscrição do aluno.

Voluntariado

A Semear acredita que todo trabalho que promove a inclusão modifica a vida das pessoas, rompe com as barreiras sociais e gera qualidade de vida para todos.

Sem apoio governamental, a Entidade se mantém por meio de contribuição voluntária de pessoas físicas ou jurídicas e arrecadações em eventos e venda de produtos do bazar. A Semear necessita de sócios mantenedores e voluntários para auxiliar nos serviços administrativos, informática, marketing e cozinha.

Para quem deseja conhecer melhor o trabalho da Semear, pode agendar uma visita pelo fone: 2979-9533, ou visitar o site. A Semear está localizada na Rua Pedro Cacunda, 547, em Vila Pauliceia.

Aniversário de 29 anos

Neste ano, para comemorar seus 29 anos, a Semear promove a Noite Italiana com Música ao vivo, que será realizada no dia 20 de maio, às 19h, no Buffet Amarante (Rua Professor Maria José Barone Fernandes, 436 – Vila Maria). Os convites podem ser adquiridos pelo fone: 2979-9533. A verba arrecadada será revertida para os trabalhos da Semear.



Topo