Oportunidades

SESC Santana oferece cursos gratuitos de tecnologia e artes

Além das várias atividades culturais, esportivas e de lazer, o SESC Santana também oferece cursos e oficinas das mais variadas áreas. Desta vez, o mês de agosto terá seis oficinas relacionadas a artes e tecnologia. Algumas oficinas são indicadas para maiores de 16 anos. O SESC Santana está na Av. Luiz Dumont Villares, 579. Mais informações pelo telefone 0800-118-220 ou no site sescsp.org.br. Confira as atividades:

Confecção de luminária em LED com corte a laser: 7/8 a 25/9 (terças-feiras), às 19h

Os participantes vão criar a própria luminária utilizando um software para desenhar o projeto e gerar o corte a laser. Depois, os alunos vão criar um circuito impresso com os componentes eletrônicos. Com Cristiano Lima, entusiasta do movimento maker. São dez vagas disponíveis.

Ensaio e fotolivro artesanal: 7/8 a 30/10 (terças-feiras), às 15h

A atividade vai refletir sobre a relação de um ensaio fotográfico com o fotolivro artesanal, que será apresentado não somente como suporte para as imagens, mas como ferramenta de edição. Diferentes livros serão apresentados, e cada participante fará um ensaio a partir de exercícios e discussões, criando narrativas visuais por meio de fotos impressas. No fim do encontro, os alunos vão construir maquetes de livros usando as próprias fotos e materiais acessíveis. São 15 vagas, e é preciso ter mais de 16 anos para participar. Com Mariana Chamma, fotógrafa e pesquisadora.

Reinventando roupas: 8/8 a 24/10 (quartas-feiras), às 15h

A oficina vai permitir a criação de novas peças a partir de itens já disponíveis, como roupas em desuso ou retalhos. A atividade é realizada pelo Projeto Re-Roupa, que aplicará conteúdos teóricos e práticos. Ao fim do curso, uma criação de uma coleção-cápsula e um editorial de fotos. O projeto, além da criação, conscientiza sobre os excessos na indústria da moda, e gera renda para grupos produtivos em situação de vulnerabilidade social. São 15 vagas, e é preciso ter mais de 16 anos para participar.

foto: Derek Mangabeira

Introdução à fotografia digital: 8/8 a 26/9 (quartas-feiras), às 19h

Com técnicas fotográficas digitais básicas, o curso vai mostrar o fluxo de trabalho e o tratamento da imagem em softwares. Não é preciso saber sobre fotografia, já que o objetivo é oferecer as bases do tema. Observação: os alunos deverão ter acesso a uma câmera digital com função manual (acesso ao obturador, diafragma e ISO). São 15 vagas, e é preciso ter mais de 16 anos para participar. Com Nina Bruno, designer gráfica e fotógrafa.

Carimbos de Borracha: 9 a 30/9 (quintas-feiras), às 15h

Técnicas, conceitos e ferramentas principais para a criação artesanal de carimbos de borracha, utilizando a criatividade para criar figuras, padrões e combinações. São 12 vagas. Com Viviam Schmaichel, educadora e artista plástica.

Encadernação de estruturas flexíveis para zines: 9 a 30/8 (quintas-feiras), 19h

Um zine é um formato de encadernação simples e flexível, com narrativas visuais e textuais. Com exercícios criativos, costuras variadas e materiais diversos, os participantes vão misturar técnicas pensando em maneiras inusitadas para apresentar os trabalhos. 15 vagas. Com a artista visual Flavia Kitasato.



Topo