Sesc Santana recebe festival de mostra de filmes

0

Entre os dias 02 e 27 de julho, o Sesc Santana participa da “2ª Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada”. Serão apresentados filmes cujo o foco é o protagonismo de crianças e jovens em suas narrativas, atuações e temáticas. A mostra é gratuita e acontece de terça-feira e sábado.

Os curtas e longas-metragens de dezesseis países diferentes, compõe a programação deste Festival argentino, que aporta em sua segunda edição itinerante no Brasil, em parceria com o Sesc. Confira a programação:

Fimfarum: A terceira é a melhor | 02/07, terça-feira, às 20h

(Fimfárum do tretice vseho dobrého. Dir.: Kristina Dufkova, Vlasta Pospisilova, David Sukup. CZE, 2011, 80 min, arquivo digital, color, legendado. Livre.)

Sinopse: Trata-se de três histórias curtas. O Chapéu com a Pena de Ave: Ninguém consegue voltar à juventude, nem seque por um breve momento, como faz o Rei. O modesto Jack é o único que entende seu pai, o Rei, e quer ajudá-lo. Ele triunfa sobre seus irmãos autoritários e realiza o maior desejo do Rei. Um conto de fadas sobre a velhice e a nostalgia da juventude perdida. Razão e Sorte: Razão e sorte leva em conta o dilema: podemos viver sem motivo ou sem sorte? Uma história em que razão e sorte competem, ainda que ao final tenham de combinar seus esforços para prevalecer sobre a loucura e a desgraça. Como morreram os ogros das montanhas: Uma equipe de três cineastas parte em uma expedição nas montanhas Sumava para ver se é verdade que os ogros ainda vivem ali. A pergunta é: O que encontrarão?

O Índio | 16/07, terça-feira, às 20h

(De Indiaan. Dir.: Ineke Houtman. NLD, 2009, 76 min, arquivo digital, color, legendado. Livre.)

Sinopse: Kos, um menino de quase 8 anos, quer se parecer com seu pai, um imponente e típico holandês e isso não é nada fácil, porque Koos foi adotado no Peru, é baixinho e tem pele morena. Um dia ele vê um menino peruano, que toca uma música estranha em frente ao super mercado, e descobre que é de origem indígena. Também fica sabendo que logo terá um irmãozinho. A partir de então Koos questiona sua família e tenta ser um verdadeiro índio. Com Matthias den Besten, Claire Lapadu, David Verbaas.

A História da Cabra: Queijo de cabra | 20/07, Sábado, às 14h

(Kozi pribeh se syrem. Dir.: Jan Tománek. CZE, 2012. 83 min, arquivo digital, color, dublado. Livre.)

Sinopse: Continuação do filme de animação mais bem-sucedido de todos os tempos na República Tcheca, Goat Story – Ols Prag Legends (História da cabra – Lendas Antigas de Praga). As crianças Zuzanka e Honzik, junto com Goat (cabra), procuram seus pais, que aparentemente foram sequestrados pelo demônio para castigá-los por produzir um queijo de cabra diabolicamente gostoso. As crianças os encontraram presos no castelo onde Kobyl, o conselheiro do rei, os obriga a fabricar o queijo. Kobyl ganhou a benção do rei graças a “seu” queijo, enrolando-se em uma perigosa e pegajosa aventura.

Programa de Curtas 9 | 27/07, Sábado, às 14h

Ormie – (Dir.: Rob Silvestri. CAN, 2012, 3 min, arquivo digital, color, mudo. Livre.)

Sinopse: Ormie é um porco, em todos os sentidos da palavra. Ormie vê biscoitos. Ormie quer biscoitos. Mas estão fora de seu alcance… Ou não? Veremos as tentativas de Ormie para conseguir o doce sabor de sua obsessão.

Rodas, Band-aids e Pirulitos – (Ruedas, tiritas y piruletas. Dir.: María Medel. ESP, 2010, 8 min, arquivo digital, color, mudo. Livre.)

Sinopse: Hugo está feliz brincando com seu triciclo. Até que conhece Carol. A partir daí, fará qualquer coisa para impressioná-la.

Kostya – (Dir.: Anton Dyakov. RUS, 2012. 5 min, arquivo digital, color, mudo. Livre.)

Sinopse: Esta história começa no cemitério onde o esqueleto kostya chega ao mundo. Como uma criança feliz, kostya vai em busca de seu incerto futuro, que, claro, promete ser brilhante. Os espectadores viram testemunhas das aventuras de kostya na megacidade moderna.

Lumi – (Dir.: Martin Piana. ARG, 2009, 3 min, arquivo digital, color, sem diálogos. Livre.)

Sinopse: Limu vê o mundo pela primeira vez. Olha para o céu e se comove diante das estrelas. Nesse instante, tudo escurece e aparece repentinamente GriGro, um estranho ser que cresce imensamente com a ausência de luz.

A Aula de Natação – (De zwemles. Dir.: Danny de Vent. BEL, NLD, 2008, 9 min, arquivo digital, color, sem diálogos. Livre.)

Sinopse: A mãe leva Jonas, de 4 anos, a um mundo novo para ele, que está assustado e quer voltar para casa. Em uma tentativa de escapar, cai na piscina e ninguém percebe. Graças aos flutuadores, Jonas não afunda, mas terá de sair de lá sozinho.

Corrida – (Korida. Dir.: Jânis Cimermanis. LVA, 2012, 7min, arquivo digital, color, mudo. Livre.)

Sinopse: Uma corrida de touros na Praça de touros de Madri, na capital espanhola, cujo toureiro não tem o mesmo êxito que costuma ter e se vê obrigado a correr pela sua vida. Ao encontrar um lugar protegido do touro enfurecido, o toureiro utiliza o celular para pedir ajuda.

Grande Prêmio – (Grand Prix. Dir.: Marc Riba, Anna Solanas. ESP, 2011. 8min, arquivo digital, color, Sem diálogos. Livre.)

Sinopse: Céu claro. Automóveis na linha de largada. Blas, Ivan e Heitor ocupam seus postos. Vai começar! Preparar, apontar…

O Príncipe Rato – (Prinz Ratte. Dir.: Albert Radl. DEU, 2011. 14min30, arquivo digital, color, mudo. Livre.)

Sinopse: O príncipe rato é um conto de fadas com tudo o que um conto de fadas deve ter: um castelo, uma princesa, um príncipe, um dragão, romance e emoção. Mas também tem um final inesperado e uma mensagem pouco comum sobre os pequenos heróis e grandes desejos.

Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada

Quando: 02 a 27/07. Terças-feiras às 20h e sábados às 14h.

Onde: Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.

Local: Teatro. Capacidade: 330 pessoas. Livre.

Gratuita. Retirada de convites com 1h de antecedência.

Foto: A Visitante Francesa-divulgação