Música

Gaby Amarantos é um dos destaques da Virada Cultural no SESC Santana

Além da programação oficial da Virada Cultural 2017, o SESC Santana também estará presente no evento, em 20 e 21 de maio. O destaque fica por conta da paraense Gaby Amarantos, com um show especial: ParáCaribeBrasil.

Leia mais: Veja a programação da Virada Cultural na Zona Norte

A apresentação vai mergulhar nas referências caribenhas que invadiram o estado do Pará, dando origem a uma musicalidade única e dançante. Um “delírio tropical” ao som de lambadas, carimbos, guitarradas, tecnobrega e outros ritmos miscigenados.

O SESC Santana está localizado na Av. Luiz Dumont Villares, 579. Confira abaixo a programação completa da Virada no SESC. Veja mais detalhes de cada atração abaixo:

Música

Gaby Amarantos convida Félix Robatto – ParáCaribeBrasil
Sábado (20/5), às 19h; e domingo (21/5), às 16h.

Homenagem ao soul – Frã Finamore
Sábado (20/5), às 19h15, 20h45 e 22h15; e domingo (21/5), às 20h30
Frã Finamore apresenta seleção de clássicos da soul music, com releituras de artistas consagrados como James Brown, Marvin Gaye, Sam Cooke e Ray Charles, entre outros compositores. O show também conta com representantes nacionais do estilo, como Cassiano e Tim Maia, e algumas canções autorais do artista.

Teatro

Ocupação Rio Diversidade
Sábado (20/5), às 21h
O Rio de Janeiro tem o título de uma das “dez cidades mais gay friendly” do mundo. No entanto, a produção dramatúrgica, seja no teatro, na TV ou no cinema, é totalmente dominada por narrativas e protagonistas heterossexuais. O projeto reúne quatro solos inéditos e abre um foco sobre identidades e afetos diversos, funcionando como fomentador dessa produção dramatúrgica. As peças são intercaladas por performances da drag Magenta Dawning, personagem criada pelo ator Bruno Henríquez. O programa é composto por quatro espetáculos curtos: Genderless – Um Corpo Fora da Lei, Como Deixar de Ser, A Noite em Claro e Flor Carnívora.

Sobre o Voo
Domingo (21/5), às 14h
Alberto era um menino persistente, que acreditava que o homem poderia voar, em um tempo que só se andava a cavalo, de trem ou navio. Curioso, observava os pássaros, empinava pipa, desmontava motores e até consertava a máquina de costura de sua mãe. Cresceu, estudou, projetou, construiu. Você sabe o que ele inventou?

Circo

Uma Faxina Mágica
Sábado (20/5), às 18h45
Um faxineiro muito curioso e estabanado é contratado para limpar uma grande bagunça no escritório de um mágico. Além de muita desordem, ele encontra objetos intrigantes que aguçam sua curiosidade. Ao som de um antigo rádio, e tendo uma vassoura como parceira de dança, o faxineiro busca desvendar os mistérios ao seu redor, num clima repleto de surpresas em forma de mágica.

Tudo se Encaixa
Sábado (20/5), às 20h30
Criado em 2007, foi ganhador do Prêmio Mostra Competitiva JR. Malabaris em 2008. Número de manipulação de chapéu e caixas inspirado no circo clássico com linguagem contemporânea.

A Cabine – Núcleo Desastre
Sábado (20/5), às 22h
Em uma cabine de curiosidades, habitam vários personagens bizarros. Eles aparecem fazendo um pocket show e depois somem, dando lugar a outros personagens. Vivem lá dentro duas mulheres de 4 pernas, uma mulher planta e uma mulher sem cabeça.

Arte e Tecnologia

Birutas Dance Ensemble ou Balé de Bonecão
Sábado (20/5), às 18h, 19h45, 21h15 e 22h45
Em uma programação híbrida entre dança e performance, a dupla de artistas Sueena apresenta a estréia mundial de uma coreografia executada por 20 birutas (bonecões de tecido movidos a ar controlado), explorando diversos movimentos de grupos, com trilha sonora original e controle dos “bailarinos” através de uma interface criada a partir de arduíno. A intenção é que a apresentação explore movimentos da dança com a utilização de componentes eletrônicos e um corpo de baile inanimado, com variações das formações em solos, duos, trios, quartetos, quintetos e conjuntos.



Topo