SP: Campanhas de multivacinação e vacinação contra a poliomielite começam hoje

0
277

Começa nesta segunda-feira (05) em São Paulo a campanha de vacinação voltada para crianças e adolescentes para prevenir a poliomielite e várias outras doenças. O governo estadual estima vacinar 2,1 milhões de crianças menores de cinco anos de idade contra a poliomielite, doença também chamada de pólio ou de paralisia infantil.

O objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos de idade, reforçando a proteção contra paralisia infantil (polio) nos menores de 5 anos.

Além disso, serão vacinadas também crianças e adolescentes, até 14 anos de idade, contra outras 20 doenças, atualizando a Carteira Nacional de Vacinação.

“É de extrema importância que todos estejam atentos à imunização e façam uso desta facilidade que o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde, oferecem gratuitamente à população de São Paulo. A vacinação é o meio mais eficaz e seguro de proteção contra doenças graves”, afirmou o governados João Doria (PSDB) durante entrevista coletiva na última sexta-feira (02).

Para garantir a prevenção contra a poliomielite, pais ou responsáveis  deverão levar as criança para receber a “gotinha” (vacina oral, VOP).

Já a campanha de multivacinação, que ocorre simultaneamente, é focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no território.

As duas campanhas vão até 30 de outubro