Subprefeituras

Subprefeitura Casa Verde recebe audiência do Plano de Segurança Viária

Apresentado entre os meses de novembro e dezembro, o novo Plano de Segurança Viária da capital tem como base a ideia de Visão Zero. Nela, a premissa é que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Criado na Suécia em 1997, esse conceito já é usado como referência para planos de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York, Cidade do México, Bogotá e, agora, São Paulo.

Na próxima terça-feira (18/12), às 19h, a subprefeitura recebe a audiência pública sobre o tema, para discutir com os moradores propostas do plano, além da sugestão de propostas. O encontro mostra o panorama da segurança viária em cada região, descrevendo comportamentos e dados relativos a cada subprefeitura.

O novo Plano de Segurança Viária prevê o conceito de proteção ao pedestre e ações de melhorias viárias, como sinalização e fiscalização. O objetivo é a redução de ocorrências fatais e com vítimas. Hoje, 1,25 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito em todo o planeta. Na capital, é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, além de ser a terceira causa externa de óbito.

A Subprefeitura está na Av. Ordem e Progresso, 1.001.

Zeladoria e descarte de entulho

Na última semana, equipes da Subprefeitura estiveram no Jardim Peri executando ações preventivas de limpeza, de modo a evitar enchentes. Com a proximidade das chuvas de verão, as ações em córregos são intensificadas. No bairro, a Grade do Peri e o Córrego do Bispo, localizado na Rua Gervásio Leite Rebelo, foram alvos de intervenções.

No final de semana, diversas ruas passaram por limpeza e coleta de entulhos descartados de forma irregular. As ruas São Leandro, Nelson Francisco e Mateus Mascarenhas e redondezas, além da Av. Nossa Senhora do Ó, tiveram esses descartes retirados.

A irregularidade pode acarretar multa de R$ 18.420,79, pois é considerada crime ambiental. Caso o munícipe tenha que fazer descartes, o que deve ser feito é destiná-los a um dos Ecopontos da região. São aceitos móveis velhos (camas, armários, sofás, etc.), colchões, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, e materiais recicláveis, desde que tenham no máximo 1 m³ de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros). Confira os endereços dos Ecopontos, que funcionam de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.

Cachoeirinha: Rua Felix Alves Pereira, 113

Santa Maria: Rua André Bolsena X Travessa Luiz Sá (Vila Santa Maria/Limão)

Jardim Antártica: Rua Dom Aquino, 103 (Peri)

Peruche: Av. Engenheiro Caetano Álvares, 3.142



Topo