São Paulo

Taxista terão “Bandeira 3” para viagens de grandes eventos

No dia 6 de novembro, quarta-feira, foi publicado em Diário Oficial uma portaria que autoriza da cobrança “Bandeira 3” para o serviço de táxi. A nova tarifa corresponde ao acréscimo de 30% na tarifa quilométrica sobre o valor cobrado na Bandeira 2.

Essa cobrança é autorizada para só poderá ser aplicada em viagens iniciadas na saída de grandes eventos, como espetáculos, feiras, congressos, eventos esportivos e eventos oficiais da cidade que forem previamente cadastrados no Departamento de Transportes Públicos (DTP)

Por sua vez, o taxista deverá, obrigatoriamente, avisar o passageiro da utilização da Bandeira antes do inicio da corrida. Vale lembrar que o uso do acréscimo das bandeiras 2 e 3 são de uso opcional do taxista.

Cada motorista deverá portar duas tabelas de preços — uma delas afixada no vidro lateral esquerdo traseiro do veículo e outra para informação ao passageiro no momento da cobrança.

A Prefeitura destaca que todas as categorias são obrigadas a realizar a verificação dos taxímetros pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). Caso o taxista não verifique seu taxímetro no prazo determinado pelo Instituto, estará sujeito à fiscalização e sanções do DTP.

Tarifas de Táxi Comum

Bandeira 1 (das 6h às 20h, de segunda-feira a sábado) – R$ 4,50 mais a tarifa de R$ 2,75 por quilômetro rodado;

Bandeira 2 (das 20h às 6h, de segunda-feira a sábado, e o dia todo aos domingos) – Acréscimo opcional de 30% sobre a tarifa quilométrica;

Bandeira 3 (viagens iniciadas em grandes eventos previamente cadastrados no DTP) — Acréscimo opcional de 30% sobre a tarifa da Bandeira 2.



Topo