Gente que Faz

Transformação social em diferentes etapas da vida

Um grupo de dez mulheres unidas por um mesmo ideal: desenvolver um trabalho junto à população carente do bairro, afim de auxiliá-los na transformação social devido às condições precárias de moradia, higiene e saúde pública. O ano, 1994. Dava-se início, na garagem da casa de Maria Elisa Santana, sua fundadora, a Associação de Mulheres Amigas de Jova Rural.

Atualmente a Associação possui sede própria e desenvolve projetos sociais com atividades sócio assistenciais, psicossociais e educativas, para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco, atendendo desde crianças, até jovens, famílias e idosos.

No mês de outubro, o SP Norte recebeu a visita da Gerente de Serviços Dilsa Meira da Conceição dos Santos, juntamente com algumas alunas atendidas pela entidade. Na ocasião, as alunas entenderam como funciona a redação de um jornal, conhecendo um pouco da rotina de trabalho dos jornalistas e demais profissionais envolvidos.

Dilsa nos contou sobre o extenso leque de serviços que a entidade desenvolve em parceria com o poder público, sendo mantenedora de núcleos importantes para a comunidade. Confira alguns deles:

SASF – Tremembé

Com capacidade de atendimento para mil famílias, o serviço desenvolve proteção social básica no domicílio, junto a famílias em situação de risco e de vulnerabilidade social, com idosos e/ou pessoas com deficiência. Prevê a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações socioeducativas que visam o acesso à rede socioassistencial, a garantia de direitos, o desenvolvimento de potencialidades, a participação e ganho de autonomia.

NCI – Jova Rural

O Núcleo de Convivência de Idosos destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. Com capacidade de atendimento para 200 idosos, tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares, no convívio comunitário e na prevenção às situações de risco social.

CCA (I II e III)

O Centro para Crianças e Adolescentes é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas com crianças e adolescentes, que buscam assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social. Ele é organizado em duas modalidades: Centro para Crianças de 6 a 11 anos e 11 meses e Centro para Adolescentes de 12 a 14 anos e 11 meses.

A associação ainda engloba o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, que tem por finalidade acompanhar jovens de ambos os sexos em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de liberdade assistida e/ou prestação de serviços à comunidade, determinadas judicialmente.

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da Associação, pode entrar no site www.amigasdejovarural.blogspot.com ou agendar uma visita pelo telefone 2249-5595. A sede fica na Rua Roberto Lanari, 998 – Jova Rural.



Topo