Tremembé: um local em transformação, onde prevalece a qualidade de vida

0

::: Ana Cláudia Sacomani

A trajetória que trouxe o desenvolvimento ao Tremembé, no decorrer desses 125 anos, felizmente não privou os moradores das sensações de tranquilidade e bem-estar que sentimos quando transitamos por suas vias.

Esse é um dos poucos locais onde é possível aproveitar o verde e a calmaria de uma grande metrópole como São Paulo. Porém, o crescimento imobiliário, com a transformação de pequenos terrenos em condomínios horizontais, e o enorme comércio instalado na Região têm aumentado o movimento e a circulação de pessoas.

Um detalhe positivo para os moradores, pois os munícipes não precisam se deslocar para outras regiões, em busca de lazer e entretenimento. O Tremembé oferece tudo isso e muito mais. Excelentes restaurantes, padarias, lojas de conveniência, salões de beleza, academias, pet shops, entre outros estabelecimentos comerciais estão no leque de opções.

Uma das vias mais movimentadas e conhecidas da região é a Av. Maria Amália, em homenagem a primeira habitante. Ali, encontra-se grande variedade de comércio e serviços, além de abrigar a Casa de Cultura Tremembé, que oferece cursos e oficinas gratuitas à comunidade da Região.

Situado na Zona Norte, o distrito que surgiu em 1890 é a área urbana com mais densidade de área verde, em razão da influência da Serra da Cantareira e do Horto Florestal. Seu aniversário é comemorado em 10 de novembro. Tremembé é o quarto em tamanho, entre 96 distritos da Cidade, inclui diversos bairros. Tem forte vínculo de participação comunitária entre suas entidades, das quais vale destacar o Lions e o Rotary locais, a Paróquia São Pedro, a Fundação Gol de Letra e vária outras que integram e realizam ações junto à comunidade, em prol de melhorias. Ocupa aproximadamente 56,3 quilômetros quadrados de área e possui cerca de 170 mil habitantes.