Turismo zen: relaxamento e espiritualidade

0
1236

::: Ana Cláudia Sacomani

A nova moda é o Turismo Zen. Tanta correria no dia a dia tem feito muita gente querer sair da agitação nos momentos de descanso. Por isso, destinos nacionais e internacionais onde prevalecem o relaxamento e a tranquilidade vêm sendo bastante procurados e podem render férias incríveis.

De acordo com levantamento da Conferência Mundial de Spas e Bem-Estar, realizado pela SRI Internacional, essa modalidade movimenta US$ 438,6 bilhões (R$ 1,061 trilhão) ao ano em todo o planeta.

E o “turista zen” vai encontrar lugares incríveis, com ambientes silenciosos em meio à natureza abundante, além de atividades e tratamentos para reequilíbrio corporal e mental rumo ao autoconhecimento.

No Brasil, uma opção para renovar as energias é a cidade goiana de Alto do Paraíso, na Chapada dos Veadeiros. Acredita-se que o local seja envolvido por uma energia mística, favorável à contemplação da natureza e meditação. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, Alto do Paraíso recebe turistas do mundo inteiro, atraídos por um cenário de beleza estonteante, com cachoeiras de diversas alturas e água cristalina de variadas cores. Cidade alto astral, onde pulsa a espiritualidade, para quem busca se interiorizar, ou lugar de paz e vivências de bem-estar para descansar, Alto do Paraíso acomoda uma charmosa rede de hotéis, pousadas e campings.

Kenzen, no Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, em Ibiraçu-ES.

Outro destino que proporciona paz interior e pleno relaxamento é o Mosteiro Zen Budista, situado no município capixaba de Ibiraçu. Cercado por rigorosa disciplina em favor da leveza das posturas e da liberdade da mente, o espaço é marca registrada no cotidiano dos monges. Brincadeiras, respostas inesperadas e vivacidade nos mínimos gestos são tradições no Budismo.

Já aos interessados em viajar para fora do Brasil, a Índia é uma ótima opção. Berço do Budismo, o País proporciona uma viagem espiritual. O Templo Mahabodhia (Templo do Grande Despertar), localizado em Bodh Gaya, é um desses lugares. Sua construção de tijolos é uma das mais antigas estruturas deste tipo na Índia. O templo é rodeado de pedras e sua torre central possui 55 metros de altura esculpida em várias camadas. Ao entardecer, milhares de lâmpadas iluminam o edifício com suas luzes douradas.

Opções não faltam para quem pretende relaxar e fugir do estresse das grandes cidades. Escolha seu destino, e bom descanso.