UBS no Mandaqui restringe marcação de consulta, Prefeitura nega

0
1460

Nesta semana o Jornal SP Norte recebeu uma denuncia de que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Aurora, localizada no Mandaqui (zona norte), restringiu os dias de agendamentos para apenas dois dias, sendo de terça e quinta-feira, no período da tarde.

Segundo o denunciante, além de reduzir os dias de agendamento de consultas, algo que vai contra a determinação da Secretária Municipal de Saúde (SMS), o exame é marcado depois de meses do pedido.

Questionada sobre o motivo desta restrição, a SMS respondeu que a UBS Vila Aurora “realiza, diariamente, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, o agendamento de consultas em clínica geral, pediatria e ginecologia”.

Outros casos

Esta não é primeira vez que uma denuncia como essa surge na zona norte. Em outubro de 2019 a UBS Vila Nova Galvão havia adotada uma prática semelhante, porém mais restritiva. Na ocasião, o posto estava marcando consulta apenas na segunda-feira, no horário das 7h.

Na ocasião, a SMS alegou que o motivo da medida era que a UBS Vila Nova Galvão estava trabalhando acima de sua capacidade e que a restrição era para melhorar a dinâmica de atendimento dos usuários do posto.

No entanto, naquele mesmo mês, foram entregues a nova UBS Jova Rural e a ampliação da UBS Fontalis, ambas ajudaram a diminuir a demanda da região.

Foto: UBS Vila Aurora/Google