Zona Norte

Última UBS de madeira de SP tem data para acabar

Setembro de 2019 é a previsão para a mudança de endereço da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Fontalis. O posto, que funciona dentro de uma “casinha de madeira”, é considerada a única UBS nessas condições na cidade de São Paulo.

O novo local será a 1,5 km de distância do prédio atual e contará com todos os serviços prestados pelo antigo local, além disso o novo prédio ganhará consultórios odontológicos.

Em reportagem realizada pela Agência Mural, foi mostrado uma mobilização de moradores do bairro que  criticam a mudança de endereço. Wagner Pereira Santos (46), afirma que  a saída do posto “Será um desastre para o bairro que já não tem nada de benefício”.

O local possui problemas de infraestrutura. Há relatos de que infiltrações nas paredes e nos telhados molham os materiais e documentos do posto. Levando em consideração a estrutura do espaço, os moradores indicam que a solução seria reformar o posto, não construir um novo prédio.

Histórico

Antigamente, o local fazia parte de uma Associação de Moradores do bairro. Pouco tempo depois, a associação cedeu a casa para que fosse instaurada a UBS do Jardim Fontalis. O local era para ser provisório, funcionando por dois anos, porém já se passaram mais de 18 e a UBS se manteve.

Mudanças

Questionada pelo Jornal SP Norte, a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte “ressalta que a equipe de trabalho atual será mantida e até ampliada. A UBS, que hoje conta com uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), passará a atuar com quatro equipes (ESF), além dos profissionais que atuam no modelo tradicional (clínicos, ginecologistas e pediatras). A unidade continuará a ser gerida pela Organização de Saúde (OS) IABAS, sob supervisão da CRS Norte”.

Foto: Lucas Abreu Antonio/Jornal SP Norte



Topo