Saúde

Um ano da ferramenta de combate as Fake News do Ministério da Saúde

Desde 2018, o cidadão possui uma ferramenta valiosa para combater a desinformação sobre a saúde, o “Canal Saúde Sem Fake News”. É comum receber notícias falsas ou duvidosas via rede social, mas com essa ferramenta a pessoa pode verificar a veracidade da informação.

Pelo número (61) 99289-4640, foram enviadas via WhatsApp 12.200 mensagens. Ao recebê-la, os profissionais de comunicação checam, utilizando-se das áreas técnicas do Ministério. Até o momento a equipe já respondeu 11.500 dúvidas, que geraram o esclarecimento de 104 diferentes Fake News que disponíveis para consulta no site www.saude.gov.br/fakenews.

Entre os principais temas recebidos pelo canal estão vacinação, falsos cadastros para atendimento no SUS, surgimento de câncer por falta de vitamina, uso excessivo de celulares, além de uma série de notícias que atribuem curas milagrosas de doenças por meio de alimentos.

Vale destacar que o canal é exclusivo para o recebimento de Fake News e não deve ser utilizado como serviço de atendimento ao cidadão. As informações sobre o funcionamento do SUS devem ser direcionadas à Ouvidoria Geral do SUS, no número 136, ou as secretarias municipais e estaduais de saúde.



Topo