Acontece

Um dia nas Arábias: festival apoia refugiados

Celebrar a cultura árabe e ainda poder colaborar com os migrantes e refugiados que chegam ao Brasil. Esses são os principais objetivos do festival Um Dia nas Arábias, evento gastronômico e artístico realizado no Shopping D, nos dias 22 e 23 de setembro.

Instalado no piso térreo, o festival contará com 25 tendas de comidas, bebidas e produtos típicos da cultura árabe. Cerca de 70% dos pontos serão destinados exclusivamente a expositores refugiados.

De acordo com Said El Haji, idealizador do projeto, a intenção é celebrar a cultura árabe e ao mesmo tempo ajudar na renda das famílias refugiadas que tanto necessitam.

“A primeira edição foi em 2016, no Parque Ceret, no bairro do Tatuapé. O resultado foi surpreendente, conseguimos levar o melhor da gastronomia e – o mais importante – contar um pouco da nossa cultura e a história dos refugiados, já que o evento é protagonizado por pessoas ou familiares que fugiram de conflitos no Oriente Médio em busca de uma nova vida no Brasil”, contou Said, descendente de libaneses.

O idealizador explica que o festival já está em sua 4ª edição. “Ficamos muito felizes quando o Shopping D nos procurou, e conseguimos fechar essa parceria, onde o empreendimento cedeu o espaço gratuitamente para a realização do evento”, relata.

Segundo o Said, o público encontrará tendas de doces sírios e receitas tradicionais como kibe, esfiha, tabule, charutinho de folha de uva, arroz marroquino, shawarma, falafel e homus, além de pratos menos conhecidos: saj, trigo libanês e mjadra. Além das delícias gastronômicas, os visitantes encontrarão roupas, perfumes artesanais, acessórios e artigos exóticos.

Para ampliar o conhecimento sobre usos e costumes de um dos povos mais antigos da humanidade, o festival vai oferecer apresentações musicais e danças tradicionais, entre elas, a do ventre e o dabke, considerada uma das expressões artísticas mais importantes entre os árabes.

Um Dia nas Arábias vai funcionar no sábado (22/9), das 14h às 22h, e no domingo (23/9), das 14h às 20h. Para participar, basta doar na entrada 1kg de alimento não perecível, que será destinado às famílias refugiadas.

O Shopping D fica na Avenida Cruzeiro do Sul, 1.100, próximo das estações Armênia e Portuguesa-Tietê do Metrô. Mais informações pelo fone 4506-6000.

foto (topo): Pixabay
fotos (matéria): Divulgação



Topo