Unidade do Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) da Zona Norte oferece atividades variadas e atendimento psicológico para seus frequentadores

0

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), conta com serviços que têm tipologias específicas para atender a população acima de 60 anos. Um deles é o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), que dispõe de unidades em todas as regiões da capital como a Coração Materno, localizada na região Norte. Lá os frequentadores participam de atividades como aulas de pilates, ginástica, dança, alfabetização e contação de histórias. Às terças-feiras, cerca de 60 deles têm aulas de música e percussão, quando aprendem a tocar pandeiros e chocalhos, além do conteúdo teórico, por meio de aulas participativas.

Essas práticas são de extrema importância para os idosos, que encontram no NCI um ambiente que estimula o convívio social saudável, aliado a atendimentos psicológicos e acompanhamentos com orientadores sociais.

Hilda Gato, 73, é uma das pessoas contempladas por essa agenda da Coração Materno e faz questão de participar de todas as atividades possíveis. Mesmo morando só, ela afirma que encontra no ambiente tudo o que precisa para se manter ativa.

“Interajo com tudo e todos, para não ser uma pessoa sozinha. As atividades do NCI são sempre alegres e me fazem feliz”, disse.

Serviço:

NCI Coração Materno

Endereço: Rua Geraldo Marino, 94 – Jd Princesa – Zona Norte

Horário: 8h às 18h. Os frequentadores são divididos entre os turnos da manhã e tarde.

Vagas: 200

Forma de entrada: pessoas com idade igual ou superior a 60 anos são encaminhados por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de abrangência da região.