A Comissão Parlamentar de Inquérito dará início às investigações, no âmbito do legislativo municipal, e visa identificar os autores e receptadores, os impactos na cidade, na segurança pública e do trânsito e propor alterações legislativas que contribuam com a solução deste grave problema.
O ex-comandante geral da Polícia Militar e atual vereador pelo PSD, Coronel Salles, requereu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar os casos de furto de fios e cabos de cobre na Cidade de São Paulo que gera um prejuízo diário à população, com depredação de postes, falta de iluminação, sinalizações e prejuízo aos cofres públicos.
No início deste ano, houve um aumento significativo da quantidade de materiais levados pelos criminosos na Capital, com 1.409 registros de furtos de fios e cabos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), representando um total de 148,8km de cabos que precisaram ser reinstalados. Em comparação ao mesmo período do ano passado, com 1.112 registros e 79 km de cabos subtraídos.
Em 2021, foram registrados em todo o estado de São Paulo o equivalente a 900 km de fios de cobre roubados, comprimento equivalente a distância entre São Paulo e Goiânia, provocando assim prejuízo para toda a população e ônus aos cofres públicos.
A CPI terá o prazo de 120 dias para a conclusão das investigações, com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo prazo, caso seja solicitado pela comissão.
“É uma vergonha o que está acontecendo, semáforos depredados, postes desligados, acidentes ocorrendo e a segurança das pessoas atacada.
Tão vil quanto a ação do roubador, também é criminosa a ação do receptador que lucra com o prejuízo da cidade e isso não iremos admitir em São Paulo. ”