São Paulo

Vereadores aprovam feriadão partir de amanhã (20); SP deve ter 6 dias de folga

Os vereadores de São Paulo votaram a proposta do prefeito Bruno Covas (PSDB) que antecipa os feriados de Corpus Christi (11/06) e Consciência Negra (20/11) para os dias 20 e 21 de maio, quarta e quinta-feira. Já a sexta-feira (22) seria ponto facultativo.

Na segunda-feira (18), o governador João Doria (PSDB) declarou que também pretende antecipar o feriado de 9 de julho para o dia 26 de maio, segunda-feira. Com isso, São Paulo teria seis dias de folga.

A decisão tem o objetivo de retardar a contaminação do coronavírus (Covid-19) na capital paulista. Segundo as autoridades, a taxa de isolamento social ideal é de 70%, porém tanto o governador como o prefeito de São Paulo consideram que acima de 55% já é o suficiente. Contudo a média de distanciamento social é cerca de 47 a 49%, exceto nos fins de semana, quando o isolamento aumenta para cerca de 50 a 55%.

Atualmente o Brasil é o terceiro país com mais casos de coronavírus do mundo, ficando atrás apenas de Rússia e Estados Unidos. Até o momento doram registrados 254.220 mil casos confirmados da doença e 16.792 mortes causadas pelo vírus.

Lockdown

O prefeito Covas já declarou que é a favor de um lockdown para evitar a taxa de contaminação da Covid-19. No entanto, segundo ele, para essa medida ter efeito a decisão deveria ser tomada em todo o Estado.

“[A cidade de São Paulo] não tem poder de polícia, e vivemos em uma região metropolitana. Temos mais de 1.700 ruas que começam em uma cidade e terminam na outra. Portanto, fica impossível que isso seja feito de forma isolada”, disse.

Por sua vez, o governador Doria já disse aos jornalistas que está com o protocolo que decreta o lockdown pronto.

Na semana passada, o Ministério Público de São Paulo afirmou que estuda a necessidade da Capital Paulista decretar um lockdown. Já a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) afirmou que a medida de confinamento deveria ter sido adotada desde o dia 12 de maio.




Warning: A non-numeric value encountered in /home/jornalspnorte/www/wp-content/themes/jornalspnorte/footer.php on line 3
Topo