Histórias

Vila Guilherme comemora 107 anos no próximo dia 12

O bairro de Vila Guilherme completará os 107 anos na quinta-feira, dia 12 de setembro. A região é considerada uma das mais importantes da zona norte, porém nem sempre foi assim. Por conta de sua proximidade com o Rio Tietê, haviam muitos problemas de acesso e enchentes. Isso só mudou nos anos de 1970, com a ampliação da Ponte da Vila Guilherme.

Um dos grandes motivos para tornar a região centenária uma referência no desenvolvimento econômico e social foi a chegada do Shopping Center Norte, em 1984. Atualmente o empreendimento possui 331 lojas. Conta com um hipermercado e âncoras como C&A, Cinemark, Renner, Riachuelo e Saraiva MegaStore, além de mais de 50 opções de restaurantes e fast-foods.

O Shopping mudou a visão de muitos comerciantes, que passaram a investir na região. Por conta disso surgiram novos empreendimentos e o bairro, por meio da Av. Maria Cândida, se tornou um centro comercial importante para Zona Norte, oferecendo produtos e serviços de qualidade com ótimos preços.

Lazer

Vale destacar outros importantes pontos da Vila Guilherme, como o Parque do Trote. Ele possui mais de 200 mil metros quadrados de área verde, pistas para ciclismo e corrida, espaço destinado para alongamento, sanitários, lixeiras para separação de lixo reciclável, lago, trilha sensorial. Em sua área funcionam o Bosque da Leitura e o CECCO.

Outro ponto histórico e importante para a região é a Casa de Cultura Vila Guilherme, conhecida como Casarão. Construído em 1924 para abrigar o Grupo Escolar de Vila Guilherme, que depois veio a se chamar Grupo Escolar Afrânio Peixoto, o prédio funcionou como escola até 1970. Em 1977, o Casarão se tornou sede da Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme.

Na ‘Telinha’

A Vila Guilherme também foi o berço de importantes veículos de comunicação. Por lá passaram a extinta TV Excelsior e o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), as instalações ficavam localizadas na Rua Santa Veloso, 575. Lá era gravada boa parte dos programas da emissora até o final dos anos 1990, quando as gravações foram transferidas para a região da Rodovia Anhanguera.



Topo