Zona Norte

Vila Guilherme completa 106 anos de história

Referência na Zona Norte, o bairro de Vila Guilherme completa 106 anos de história na quarta-feira (12/9). O bairro nasceu de um sítio pertencente ao Barão de Ramalho. Com sua morte, as terras passaram para a sua filha, Joaquina Ramalho, que vendeu os terrenos exatamente no dia 12 de setembro de 1912 para Guilherme Praun da Silva. Desde a sua formação, o bairro caracterizou-se pela dificuldade no acesso e por grandes enchentes. Somente nos anos 1970, com a ampliação da Ponte da Vila Guilherme, é que a região vislumbrou crescimento. Confira abaixo, curiosidades que tornam a Vila Guilherme tão peculiar:

Primeira pista de trote do Brasil

A pista do hipódromo de Vila Guilherme foi a primeira e única destinada exclusivamente à prática do trote no Brasil. Criada em 1937 por Guilherme Praun, ali foram construídas cocheiras, arquibancada, bilheterias, pista para saltos, um salão para conferências e um picadeiro fechado. O local perdeu parte de sua área devido ao asfaltamento da Avenida Nadir Dias de Figueiredo e à canalização do Córrego da Divisa. Atualmente, é um equipamento público da Secretaria Municipal de Saúde que tem a parceria da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. O parque possui mais de 200 mil metros quadrados de área verde, pistas para ciclismo e corrida, espaço destinado para alongamento, sanitários, lixeiras para separação de lixo reciclável, trilha sensorial para deficientes visuais e horta.

Comunicação

A Vila Guilherme também é conhecida por abrigar durante muitos anos as instalações da extinta TV Excelsior e depois do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), localizado na Rua Santa Veloso, 575. Lá era gravada boa parte dos programas da emissora até o final dos anos 1990, quando as gravações foram transferidas para a região da Rodovia Anhanguera.

Palco de grandes empreendimentos

Na década de 1980, o bairro começou a crescer com o surgimento de novos empreendimentos. Mas a expansão realmente aconteceu em 1984, com a chegada do Shopping Center Norte, um grande marco na história econômica do bairro. Dali em diante, sugiram outros prédios e empreendimentos na região, tais como: Expo Center Norte, Mart Center (desativado atualmente), Braspress, Universidade Paulista (Unip), Universidade Bandeirantes de São Paulo (Uniban), Uninove, Carrefour, entre outros.

Histórias eternizadas

Em 2002, o bairro recebeu uma homenagem do livro “São Sebastião e a Vila Guilherme – Memórias paulistanas da Zona Norte”. Os autores Benedita da Conceição de Carvalho Silva e José de Almeida Amaral Junior retrataram em 181 páginas de imagens e depoimentos as memórias de seus mais antigos moradores. Mais de cem entrevistas revelaram o cotidiano da população e curiosidades do bairro.

Na ocasião, a publicação mereceu uma audição no premiado Programa São Paulo de Todos os Tempos, pela Rádio Eldorado AM, com o jornalista Geraldo Nunes.

Em 2012, a Vila Guilherme ganhou o documentário Vila Guilherme – Do Pombo-correio ao E-mail, o qual foi premiado no concurso História dos Bairros de São Paulo. Com direção, roteiro e edição de Rodrigo Gontijo e exibição na TV PUC-SP.



Topo