Virada Sustentável promove mais de 600 atrações gratuitas em São Paulo

0
440

Mais de 600 ações acontecerão na 9ª edição da Virada Sustentável em São Paulo entre os dias 22 a 25 de agosto por toda cidade. O evento conta com uma programação recheada de shows, exposições, instalações, palestras, aulas de meditação, cinema ao ar livre, entre outras atividades. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras.

A programação completa está no site do evento. Na zona norte a ação irá acontecer no Shopping Center Norte, Universidade São Judas – Santana, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), CEU Jaçanã, Fábrica de Cultura Jaçanã e Biblioteca de São Paulo. Confira a programação:

 

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

22/08 (Quinta-feira), às 15h – Histórias de Brincar a Cultura Brasileira

O Grupo Histórias de Brincar convida crianças, educadores e famílias para um mergulho no universo da cultura brasileira a partir de uma história que é brincada, cantada, dançada e experimentada através de cantigas, acalantos, brincos e brinquedos da cultura da infância.

24/08 (Sábado), às 10h – Graffiti Sustentável

Estão todos convidados a interagir com o processo de criação de dois painéis de graffiti na Fábrica de Cultura Jaçanã. A arte será supervisionada e orientada pelo artista Feik Frasao.

24/08 (Sábado), às 11h – Urbanos | Espetáculo e Batalha de Dança

O coletivo T2JOVACREW apresenta o espetáculo URBANOS que trata, a partir de uma visão dos intérpretes, as condições que um corpo urbano carrega, desde o espaço em que é estabelecido para o seu convívio, até o momento em que o desconforto é vigente.

24/08 (Sábado), às 12h – Oceanos Plásticos

Era um divertido dia na praia, Alonsito não entrava no mar há muito tempo, tanto tempo que nem se lembrava mais dele. Era um final de semana com seu pai e sua mãe, coisa rara em sua vida.

 

CEU JAÇANÃ

23/08 (Sexta-feira), às 09h – Nó em Pingo D’água

Intervenção cômica de palhaços que circula pela cidade interagindo com o público através de composições musicais cômicas, pequenos esquetes, brincadeiras e jogos com a temática sobre a Água: como economizá-la e até mesmo dar nó em pingo d´água.

23/08 (Sexta-feira), às 15h – Causos e Lendas do Brasil | Uma Viagem pela Cultura Brasileira

Os causos e os contos populares ultrapassam gerações, provando a sua força, por isso selecionamos histórias que fazem parte do imaginário popular, e que são muito engraçadas, e entre elas está um acontecimento, um causo entre o Tio Barnabé e o SACI e O Macaco e a Velha, outro conto popular.

 

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS – SANTANA

24/08 (Sábado), às 09h – Projetos Urbanos

Uso de Produtos Sustentáveis. Exposição de materiais e produtos recicláveis.

24/08 (Sábado), às 10h – Como projetar de modo sustentável?

Roda de conversa entre profissionais que projetam sustentavelmente – arquitetos, designers, engenheiros, gestores.

 

BIBLIOTECA SÃO PAULO

24/08 (Sábado), às 10h – Yoga | Compartilhando Saberes

Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida.

24/08 (Sábado), às 11h – Jogos para Todos! | Oficina de Xadrez

Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Esta atividade dispõe de tabuleiros adaptados para pessoas com deficiência visual.

24 e 25/08 (Sábado e domingo), às 11h – Lê no Ninho

Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim, emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.

24/08 (Sábado), às 14h – Malas Portam Histórias

Nesse encontro o público conhece a “Mala Pout Pourri”, que carrega um pouco de cada uma das cinco malas da companhia: “Mala Treco”; “Mala Bola”; “Mala Livro”; “Mala Tecido” e “Mala Invisível”.

24/08 (Sábado), às 16h – Hora do Conto | Cia Estrela D’Alva de Teatro

Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição. Nina Pagu Frida, inspirado nas obras de Liz Garbus,  Patrícia Galvão, Augusto de Campos e Jonah Winter.

25/08 (Domingo), às 14h – Pontos MIS | Exibição do Filme: O Menino da Porteira

Diogo, peão e boiadeiro, traz uma grande boiada para vender ao Major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso, ele conhece Rodrigo, um menino que sonha em se tornar um grande boiadeiro. Logo eles se tornam amigos e testemunhas das grandes injustiças, devido à ganância do Major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino.

25/08 (Domingo), às 16h – Hora do Conto | Mirela Estelles & Amarilis Reto

Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição. Contação da história Tanabata, de Lúcia Hiratsuka. Esta atividade conta com interpretação em Libras.

 

CCJ – CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO

24/08 (Sábado), às 12h – Oliver Twist | Cia Um de Teatro

Nossa história relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão que vive a deriva nas condições precárias oferecidas pela sociedade inglesa do século XIX mas que, em meio a delinquência, sai em busca de afeto e investiga os valores do Bem e do Mau que experiência e testemunha.

24/08 (Sábado), às 20h – Ledores no Breu | Cia do Tijolo

Histórias que acompanham tantos leitores na escuridão, analfabetos em pleno séc. XXI, percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes.

25/08 (Domingo), às 12h – Skellig | Cia Simples de Teatro

Narra as aventuras de Michael, um menino curioso e sensível, em seus encontros com um estranho ser alado que habita a garagem de sua casa nova. Em Skellig, referências poéticas e mitológicas dão o tom de mistério e revelação, onde as aves e seus voos são metáforas para tratar de vida e morte, amizade e amadurecimento.

25/08 (Domingo), às 20h – Espetáculo Terroe e Miséria no Terceiro Milênio | Improvisando Utopias

Com o objetivo de processar os tempos de agora, em que novos valores humanos provocam uma reação conservadora no Brasil e no mundo, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos parte de uma leitura do dramaturgo Bertolt Brecht sobre a ascensão do fascismo/nazismo para criação da peça Terror e Miséria no Terceiro Milênio – Improvisando Utopias.

 

SHOPPING LAR CENTER

25/08 (Domingo), às 08h- Feira de Orgânicos do Lar Center

Estarão presentes na Feira diversos produtores com uma ampla variedade de alimentos orgânicos, saudáveis e altamente nutritivos, como frutas, verduras, legumes, castanhas, pães, ovos, laticínios, cereais, geleias e doces, além de algumas bebidas

 

SHOPPING CENTER NORTE

25/08 (Domingo), às 08h- Plogging | Corrida e Caminhada Sustentáveis

O objetivo desta atividade é conscientizar as pessoas a respeito da poluição causada pelo uso indiscriminado e pela destinação indevida do plástico e outros materiais.

 

Fábrica de Cultura Jaçanã – Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138

CEU Jaçanã – R. Francisca Espósito Tonetti, 105 – Jardim Guapira

Universidade São Judas Tadeu Santana – Rua Voluntários da Pátria, 2624 – Santana

Biblioteca de São Paulo – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630

CCJ – Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha

Shopping Center Norte – Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme

 Shopping Lar Center – Av. Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme

 

foto: Alfabeto Escalafobetico