Tecnologia

Zona Norte é tech! Veja oportunidades em projetos gratuitos

Com o boom de freelancers, start-ups e microempreendedores que surgiu nos últimos anos, aparecem também as dificuldades em se conseguir uma sala adequada, sem contar com os gastos de aluguel, água, luz e internet.

Focado em apoiar o empreendedorismo em São Paulo, o Governo do Estado anunciou nessa semana, a implantação do primeiro espaço colaborativo – conhecido como coworking, devidamente equipado e gratuito, para pessoas que precisam de espaço para desenvolver seus projetos.

Outra iniciativa lançada também nessa semana, foi o programa Latin Code Week, um curso de capacitação para quem deseja aprender a criar aplicativos de celulares. Promovido pela Prefeitura, é gratuito e acontecerá no bairro do Jaçanã, Zona Norte. Confira:

Primeiro coworking público de São Paulo

O Governo de São Paulo, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, criaram o primeiro espaço público para trabalho compartilhado (coworking).

Denominado como “Acessa Campus”, o espaço vai funcionar na ETEC Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630), e é uma ação pioneira para apoiar o empreendedorismo no Estado. A ideia é que futuramente mais locais recebam os coworkings.

O espaço será inaugurado no final de março e ocupará todo um andar do prédio, com cerca de 100 posições de trabalho, sala de reuniões e lounge. Terá, ainda, uma sala aberta ao público, com mesas e wi-fi. Futuramente, serão disponibilizados materiais sobre empreendedorismo, indústria criativa e inovação.

Inscrições

Para este primeiro projeto, 80 empreendedores serão selecionados e poderão utilizar as salas por um período de 10 meses, com acesso a espaço de trabalho, wi-fi e apoio de profissionais para o desenvolvimento dos seus projetos de forma totalmente gratuita. Como contrapartida, devem oferecer treinamento ou palestras para a comunidade e para alunos da ETEC.

As inscrições vão até o dia 21/2 pelo site www.acessasp.sp.gov.br. Podem se inscrever Microempreendedores Individuais (MEI), micro e pequenas empresas, além de jovens com projetos ou ideias em desenvolvimento, mas ainda não constituídos.

Segundo o Governo do Estado, da mesma forma que já acontece em outros países, a proposta é conectar instituições de ensino e espaços colaborativos de trabalho, com o intuito de apoiar o empreendedorismo no Estado.

Foto: Gilberto Marques/A2img

Curso gratuito para a criação de aplicativos

O Latin Code Week é uma iniciativa que abrange os países da América Latina, e é focada em linguagens de programação.

Em São Paulo, o Latin Code Week é realizado pela SAP Brasil e Prefeitura de São Paulo, e faz parte do Programa Profissão Cidadão.

Durante 20 horas de capacitação, com duração de uma semana, os jovens receberão aulas para desenvolver habilidades e competências profissionais, e ainda criarão um aplicativo que aponte soluções para um grande problema da cidade de São Paulo.

As ideias de aplicativos serão avaliadas por uma banca e premiadas conforme sua viabilidade como um verdadeiro negócio.

Os responsáveis pelos treinamentos serão monitores especializados e funcionários voluntários da SAP e da PRODAM. A metodologia foi desenvolvida em conjunto pela SAP e a Junior Achievement.

Inscrições:

Podem participar jovens entre 16 e 25 anos, cursando ou que já tenham concluído o ensino médio ou superior.

Na Zona Norte, a oficina acontecerá na Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé – Sala de Reuniões – Av. Luís Stamatis, 300 –  no período de 26/2 a 2/3.

Para fazer a inscrição, clique AQUI.



Topo