Após o make-up

0
1003

Retirar os resíduos da maquiagem é um hábito importante para manter a saúde da pele

Uma boa maquiagem valoriza o rosto de qualquer mulher. Ela serve para esconder as imperfeições e ressaltar as qualidades. No entanto, mais importante do que camuflar cravos e espinhas é manter a saúde da pele.

O primeiro passo para isso é retirar os resíduos da maquiagem e higienizar a pele de forma correta. Esse hábito é importante para manter a saúde da pele.

Pele limpa e saudável

A maquiagem em si não oferece riscos à pele, mas o acúmulo de resíduos pode ocasionar alguns problemas. O uso diário de maquiagem não é prejudicial à pele, até porque o mercado disponibiliza diversos produtos com múltipla função, principalmente, com ação hidratante e fotoproteção. No entanto, o acúmulo desses produtos na pele e a falta de higienização tendem a obstruir os poros, impedindo que a pele respire.

Essa obstrução dos poros pode comprometer a pele. O aparecimento de cravos, espinhas, manchas e reações alérgicas podem ser alguns dos problemas. Além disso, a pele fica com aparência mais áspera e sem brilho, acelerando o processo de envelhecimento.

Demaquilantes e loções de limpeza são dois produtos importantes para higienizar a pele. Basicamente, são produtos para limpar a pele. O que muda é a potência de detergência de um para o outro.

Apesar de similares, os dois produtos podem ser utilizados de forma complementar. Os produtos denominados demaquilantes retiram de forma mais eficaz os resíduos de maquiagem, os vestígios da poluição e a oleosidade da pele. Ele deve ser aplicado antes das loções de limpeza e dos cremes hidratantes. Já as loções de limpeza devem ser utilizadas pela manhã, antes da maquiagem, e à noite, depois de removê-la, para limpar, amenizar a oleosidade e manter os poros abertos, deixando a pele mais hidratada.

Os produtos devem ser aplicados com algodão e lenços de papel. Dependendo do produto e de suas especificações, a água deverá ser utilizada, para retirar o excesso.

Escolha certo

Antes de comprar os demaquilantes e as loções de limpeza, deve-se observar, em primeiro lugar, a qualidade e a procedência do produto para evitar irritações.

No caso das loções de limpeza, é importante checar a formulação do produto. Para a pele normal ou oleosa (com acne), a orientação são as loções com hidroxiácido, que penetram de maneira mais eficaz na pele. A pele sensível pede produtos com ativos naturais, como o mel e o leite.