Moda e Beleza

Cabelos com limpeza reforçada

Xampus antirresíduos eliminam substâncias remanescentes nas madeixas, mas cuidado: seu uso regular pode ressecar os fios

Cuidar da saúde e da beleza dos cabelos é uma das principais preocupações da maioria das mulheres. Limpeza, força, brilho, maciez e vivacidade são alguns dos requisitos fundamentais para manter a boa aparência das madeixas. Nessa busca, entram em ação cremes, finalizadores, entre outros. Até aí, tudo bem. O problema é que esse tipo de produto acaba deixando alguns resíduos nos fios que, em conjunto com a poluição do dia a dia, acabam danificando os cabelos.

Para resolver o impasse, o universo dos cosméticos investe na produção de xampus antirresíduos, que se diferem dos demais por causa do seu alto poder de limpeza. A principal finalidade do xampu antirresíduos é promover uma limpeza profunda, removendo resíduos de produtos que foram processados no cabelo e também para dilatar as cutículas do fio.

Utilização

Apesar do seu alto poder de limpeza e da disponibilidade em perfumarias de fácil acesso aos consumidores, o xampu antirresíduos deve ser utilizado com restrições. Isso porque o produto é indicado somente para profissionais, já que o seu uso regular pode ressecar os fios e prejudicar alguns procedimentos químicos. O uso diário não é aconselhável, pois ele tem o poder de desbotar a tintura e, no caso das escovas progressivas, o produto anula o efeito da química, além de deixar os fios ressecados.

O xampu antirresíduos deve ser utilizado na preparação das madeixas para alguns tratamentos de beleza. Ele deve ser usado somente como coadjuvante preparatório de certos procedimentos químicos, como escova progressiva, relaxamento e alisamento.

Exceção

O único tipo de cabelo que pode recorrer à utilização esporádica do xampu antirresíduos são os extremamente oleosos. O uso de xampu antirresíduo deve ser restrito ao uso profissional, salvo em casos de cabelos muito oleosos, mas mesmo nessas situações, prefiro indicar um xampu adstringente.

No caso de cabelos oleosos, a utilização do xampu antirresíduos deve ser no máximo de 15 em 15 dias. E, para evitar o ressecamento dos fios, vale fazer uma hidratação após a utilização do produto.

 



Topo