Dinamarca: dos barcos vikings ao país das bicicletas

0
1281

::: Bruno Viterbo

O verão chegou mais cedo aqui no Brasil. As altas temperaturas dos últimos dias já prenunciam um verão intenso. Na parte de cima do globo, a situação é totalmente inversa: o inverno no Hemisfério Norte também promete ser um dos mais rigorosos. É nessa parte da Terra que está a Dinamarca, terra dos vikings e de temperaturas bem mais frias.

Em novembro, o País tem médias anuais de 4,7ºC. Em janeiro, já no inverno europeu, as médias chegam a 0ºC. Um frio que não espanta turistas e faz do País um dos melhores lugares para se viver no mundo.

A terra nórdica é formada por 400 ilhas. Seus mil anos de história guardam lendas e castelos medievais, que convivem com cidades modernas, repletas de prédios com design contemporâneo e práticas sustentáveis.

2310_turismo dinamarca KObenhavn - Jul

A Capital Copenhagen guarda parte dessa história, ao mesmo tempo em que possui características modernas. Vá ao Palácio Real de Amalienborg, a casa da rainha da Dinamarca, com bicicletas. Voltada para o “rolê de bike”, a Capital dinamarquesa é conhecida por suas várias ciclovias. Os canais da Cidade podem ser cruzados por meio de pontes. Os bosques reais também abrigam as bikes, além de encontros e eventos culturais. E atenção ao circular pela principal rua do distrito de Norrebro: a Norrebrogade é considerada a rua que tem mais bicicletas no mundo.

Nas vias da Cidade, não espere encontrar grandes lojas ou grifes famosas. Mantendo a característica histórica, as lojas de vários segmentos são exclusivas, voltadas à comunidade local.

2310_turismo dinamarca KObenhavn, Copenhagen_2

Ao mesmo tempo em que a Dinamarca possui suas histórias antigas e design contemporâneo, o País também apresenta suas lendas e mistérios. A terra dos vikings tem destaque especial para esses povos. Visite o Museu do Barco Viking, com barcos de até mil anos de idade. Suba a bordo de barcos reconstruídos e sinta-se como um viking: o restauro e o cuidado são levados até às fragâncias exaladas pelos barcos, com o cheiro de madeira, sândalo, crina de cavalo, pinho e, claro, o cheiro do mar.

Visite também o Castelo de Nyborg, com recriações de batalhas medievais; e o Ringue de Duelos de Sonderborg: torneios revivem os duelos a cavalo, todos os meses de julho.

Saiba mais sobre a Dinamarca em www.visitdenmark.com.br.

fotos: Visit Denmark